Acorda Cidade - Dilton Coutinho

14 de Agosto de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 07/07/2020 15h31.

Programa de Atenção à Saúde Valorização do Professor promove lives sobre autoacolhimento

A live desta terça-feira teve a participação do psicólogo e facilitador de Biodança, Otávio Mendes.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Programa de Atenção à Saúde Valorização do Professor promove lives sobre autoacolhimento
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, da Secretaria da Educação do Estado (SEC), está promovendo uma série de atividades virtuais voltadas para os educadores e estudantes, neste período de pandemia do novo Coronavírus. Entre as ações estão as lives, a exemplo da realizada nesta terça-feira (7), sobre diferentes temas, como "Autoacolhimento em tempos de recolhimento", com a participação de servidores e colaboradores do Núcleo Territorial de Educação de Ipirá (NTE 15).

A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy, ressaltou a importância da iniciativa. "A SEC vem fortalecendo as ações do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, diante desta demanda mundial de saúde, trazendo a importância de cuidarmos da nossa rede e de dar continuidade às atividades preventivas que já aconteciam nas escolas, de forma presencial. Estamos nos adaptando a este novo momento e reforço a importância do acolhimento psicológico individualizado e a continuação das ações em grupo do programa nas unidades escolares, trabalhando as questões socioafetivas e estabelecendo contato, mesmo que virtual, com amigos e colegas. Esta é uma das atividades que estão no nosso planejamento para ser realizada com os professores e servidores de todos os NTEs, com estratégias de vida para seguirmos produzindo planos de forma adaptada às condições associadas à pandemia".

A live desta terça-feira teve a participação do psicólogo e facilitador de Biodança, Otávio Mendes, que integra a equipe de profissionais do programa, e foi realizada através da plataforma Google Meet, dirigida a professores e estudantes líderes de classe das escolas do NTE 15, respectivamente, nos dias 14 e 21 de julho.

O psicólogo Otávio Mendes destacou sobre os benefícios do autoacolhimento para a saúde mental. "O objetivo deste diálogo é fazer uma reflexão e sensibilização para que, além de olhar este momento histórico que estamos vivenciando como uma distância social, que de fato é, mas a gente precisa também perceber que ele é uma oportunidade de recolhimento, para que a gente faça um movimento de autoacolher, que é acolher nós mesmos, no sentido de colher os frutos e as coisas boas que temos dentro de nós. Em um momento antes da pandemia, pelo nosso ritmo rápido, quantas doenças emocionais e psicológicas nós estávamos vivenciando nos últimos anos?".

A diretora do NTE 15, Nívea Maria Araújo, falou sobre a finalidade dos encontros. "O NTE 15 vem realizando, neste período de isolamento social e suspensão das atividades letivas, uma série de diálogos com gestores, coordenadores pedagógicos, servidores, professores e líderes de classe, com a participação de vários setores da Secretaria da Educação. Estes encontros da 'Conexão NTE 15' têm o objetivo de manter os vínculos entre toda a comunidade escolar, ampliando os espaços de escuta e valorizando o cuidado com as emoções".

Sobre o programa - O Programa de Valorização e Saúde do Professor tem a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do docente, prestando assistência e apoio a esses profissionais no desempenho de suas atividades. O programa oferece serviços gratuitos nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia. O programa vem promovendo, ainda, campanhas, a exemplo do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio; Outubro Rosa; e Novembro Azul, realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Voluntariado on-line é opção para ajudar sem sair de casa
Educação

Voluntariado on-line é opção para ajudar sem sair de casa

Traz diversos benefícios para a formação social, cultural e humana das pessoas.

Curso preparatório ao Ensino Superior será na modalidade EAD; inscrições abertas
Cursinho

Curso preparatório ao Ensino Superior será na modalidade EAD; inscrições abertas

São 1.500 vagas para estudantes cadastrados no CADÚnico e concluintes do ensino médio em escola pública.

Secretaria da Educação do Estado realiza aula virtual de Língua Portuguesa nesta sexta (14)
Enem

Secretaria da Educação do Estado realiza aula virtual de Língua Portuguesa nesta sexta (14)

As aulas virtuais do Projeto Enem 100% acontecem sempre às terças-feiras e sextas-feiras, das 16h às 17h, e...

Vídeo

Estudante de escola pública é aprovada em doutorado em Portugal e precisa de ajuda para custear o curso Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram