Acorda Cidade - Dilton Coutinho

14 de Agosto de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 07/07/2020 15h31.

Programa de Atenção à Saúde Valorização do Professor promove lives sobre autoacolhimento

A live desta terça-feira teve a participação do psicólogo e facilitador de Biodança, Otávio Mendes.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Programa de Atenção à Saúde Valorização do Professor promove lives sobre autoacolhimento
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, da Secretaria da Educação do Estado (SEC), está promovendo uma série de atividades virtuais voltadas para os educadores e estudantes, neste período de pandemia do novo Coronavírus. Entre as ações estão as lives, a exemplo da realizada nesta terça-feira (7), sobre diferentes temas, como "Autoacolhimento em tempos de recolhimento", com a participação de servidores e colaboradores do Núcleo Territorial de Educação de Ipirá (NTE 15).

A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy, ressaltou a importância da iniciativa. "A SEC vem fortalecendo as ações do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, diante desta demanda mundial de saúde, trazendo a importância de cuidarmos da nossa rede e de dar continuidade às atividades preventivas que já aconteciam nas escolas, de forma presencial. Estamos nos adaptando a este novo momento e reforço a importância do acolhimento psicológico individualizado e a continuação das ações em grupo do programa nas unidades escolares, trabalhando as questões socioafetivas e estabelecendo contato, mesmo que virtual, com amigos e colegas. Esta é uma das atividades que estão no nosso planejamento para ser realizada com os professores e servidores de todos os NTEs, com estratégias de vida para seguirmos produzindo planos de forma adaptada às condições associadas à pandemia".

A live desta terça-feira teve a participação do psicólogo e facilitador de Biodança, Otávio Mendes, que integra a equipe de profissionais do programa, e foi realizada através da plataforma Google Meet, dirigida a professores e estudantes líderes de classe das escolas do NTE 15, respectivamente, nos dias 14 e 21 de julho.

O psicólogo Otávio Mendes destacou sobre os benefícios do autoacolhimento para a saúde mental. "O objetivo deste diálogo é fazer uma reflexão e sensibilização para que, além de olhar este momento histórico que estamos vivenciando como uma distância social, que de fato é, mas a gente precisa também perceber que ele é uma oportunidade de recolhimento, para que a gente faça um movimento de autoacolher, que é acolher nós mesmos, no sentido de colher os frutos e as coisas boas que temos dentro de nós. Em um momento antes da pandemia, pelo nosso ritmo rápido, quantas doenças emocionais e psicológicas nós estávamos vivenciando nos últimos anos?".

A diretora do NTE 15, Nívea Maria Araújo, falou sobre a finalidade dos encontros. "O NTE 15 vem realizando, neste período de isolamento social e suspensão das atividades letivas, uma série de diálogos com gestores, coordenadores pedagógicos, servidores, professores e líderes de classe, com a participação de vários setores da Secretaria da Educação. Estes encontros da 'Conexão NTE 15' têm o objetivo de manter os vínculos entre toda a comunidade escolar, ampliando os espaços de escuta e valorizando o cuidado com as emoções".

Sobre o programa - O Programa de Valorização e Saúde do Professor tem a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do docente, prestando assistência e apoio a esses profissionais no desempenho de suas atividades. O programa oferece serviços gratuitos nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia. O programa vem promovendo, ainda, campanhas, a exemplo do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio; Outubro Rosa; e Novembro Azul, realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Curso de Extensão: Descubra as vantagens de fazer
Educação

Curso de Extensão: Descubra as vantagens de fazer

Seu foco é no aperfeiçoamento, na especialização e aquisição de conhecimento em novas áreas de formaç...

Publicada lei que reduz as mensalidades escolares em até 30% durante a pandemia da Covid-19
Agora é lei

Publicada lei que reduz as mensalidades escolares em até 30% durante a pandemia da Covid-19

A redução vigorará até que as aulas presenciais sejam retomadas na Bahia e o percentual oscilará de acord...

Voluntariado on-line é opção para ajudar sem sair de casa
Educação

Voluntariado on-line é opção para ajudar sem sair de casa

Traz diversos benefícios para a formação social, cultural e humana das pessoas.

Vídeo

Estudante de escola pública é aprovada em doutorado em Portugal e precisa de ajuda para custear o curso Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram