Acorda Cidade - Dilton Coutinho

11 de Agosto de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Economia

Todas as notícias
Publicado em 06/07/2020 08h16.

PIX, do Banco Central, poderá concorrer com cartão de crédito

Meio de pagamento instantâneo tem previsão de vigorar a partir de novembro
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
PIX, do Banco Central, poderá concorrer com cartão de crédito
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

O PIX é um meio de pagamento eletrônico oficial do Brasil. Lançado pelo Banco Central (BC), a marca divulgada em 19 de fevereiro de 2020 permitirá transações bancárias, como transferências e pagamentos, incluindo de contas, em até dez segundos. Mas, além de ser rival direto dessas operações, o PIX também promete concorrer com os cartões de crédito.

As modalidades de pagamento a prazo, como o cartão de crédito, podem ter o PIX como concorrente direto porque permitirá que a liquidação de compras seja feita em 30 dias, de forma a possibilitar o pagamentos de compras em parcelas.

Com previsão para entrar em vigor em novembro deste ano, o PIX é uma das principais apostas do BC para incentivar o aumento da competição do sistema financeiro no Brasil, que é amplamente conhecido por praticar tarifas e taxas de juros elevadas. Com a inclusão constante de possibilidades, o PIX pode ser concorrência direta dos meios tradicionais de pagamento.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), somente em 2019, as compras pagas com cartão movimentaram cerca de 1,80 trilhão de reais, representando um crescimento de 18,7% em relação a 2018. Dentro desse total, quase dois terços foram de pagamentos com cartão de crédito.

Quais as vantagens do PIX?

O PIX promete funcionar 24 horas por dia, todos os dias do ano, e o custo por transação será de unidade de centavos de real, levando as instituições financeiras a apoiar o custo no esforço para conquistarem clientes.

O BC ainda não determinou se haverá teto para transações por meio do PIX, mas especialistas avaliam que é muito provável que seja imposto limites de valores no início do sistema até que o mercado se sinta totalmente confiante com o uso da plataforma.

O grande objetivo do PIX é conceder ao BC um maior controle sobre a movimentação monetária dos brasileiros do que nos meios tradicionais, pois oferecerá maior visibilidade, inclusive sobre cashback e programas de fidelidade.
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Economia

Auxílio emergencial manteve economia ativa em municípios mais pobres

Verba traz impactos positivos para regiões Norte e Nordeste

Governo promulga acordo de livre comércio automotivo com o Paraguai
Economia

Governo promulga acordo de livre comércio automotivo com o Paraguai

Brasil já assinou acordos semelhantes com a Argentina e o Uruguai

Caixa credita saque emergencial do FGTS para nascidos em julho
Economia

Caixa credita saque emergencial do FGTS para nascidos em julho

Calendário foi mantido, apesar de medida provisória ter expirado

Vídeo

Maternidade Santa Emília Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram