Saúde

Covid-19: Prefeito Colbert Martins alerta para os perigos da automedicação

Um dos medicamentos citado por ele é o Dexametasona.

30/06/2020 às 10h38, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O prefeito Colbert Martins Filho, que também é médico, alertou para uso de alguns medicamentos que estão sendo utilizados para o tratamento da covid-19. Ele chamou atenção para os perigos da automedicação e lembrou que os medicamentos são drogas e que podem trazer danos a saúde se utilizados de maneira incorreta. Um dos medicamentos citado por ele é o Dexametasona.

“Esse medicamento é um corticoide, portanto ele tem a capacidade de baixar a resistência. É preciso que a gente tenha o cuidado ao oferecer ao paciente e de acompanhar. Dexametasona nesse aspecto está sendo utilizado como anti-inflamatório, mas pode provocar baixa de resistência, então a gente pode está atuando de uma forma e por outro lado, fazendo algo que não é adequado. Esse tipo de uso precisa ter um acompanhamento médico absolutamente permanente e competente. Remédio é droga, 90% do remédio é bom e 10% provoca doença, então entendemos que precisa ter cuidado nesse manejo para ver exatamente qual o nível de bom resultado que vai ter em compensação com os resultados negativos”, afirmou.

Colbert destacou que também é importante entender que os medicamentos tem que ser dados com base na patologia existente das pessoas e disse que não é simplesmente distribuir o medicamento, mas administrar e fazer o acompanhamento.

“Se tivermos pessoas com problemas, medicamentos de alguns tipos não podem ser dados. Pessoas que tem hipertensão, vários medicamentos não podem ser dados. Dexametasona, por exemplo, se a pessoa tiver qualquer doença autoimune, é preciso ter cuidado, câncer, de jeito nenhum. Nos casos da Cloroquina, é preciso verificar a função hepática, porque existem problemas de limitação de funções empáticas. Tem muita gente fazendo automedicação, comprando medicamento direto na farmácia e é preciso que se entenda que o risco é elevado. Está todo mundo com medo da pandemia, eu também estou, mas não é por medo que vou tomar tudo que está aí, é preciso que a gente tenha cautela”, declarou.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade