Acorda Cidade - Dilton Coutinho

03 de Julho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 30/06/2020 09h55.

Secretaria da Educação do Estado promove caminhada virtual para celebrar o 2 de Julho

A programação, que poderá ser conferida no Canal Educação Bahia (youtube.com/educacaobahia1), contará com a participação de pesquisadores e educadores baianos, abordando temas como a independência e seus significados, legado e personagens.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

O Desfile do Dois de Julho, este ano, não será presencial pelas ruas do Centro Histórico de Salvador, como rege a secular tradição, por conta da pandemia do novo Coronavírus. Mas o evento que marca a comemoração da Independência da Bahia será representado pela caminhada virtual “2 de Julho: o herói e o povo”, que a Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoverá às 10h30 desta quinta-feira (2). A programação, que poderá ser conferida no Canal Educação Bahia (youtube.com/educacaobahia1), contará com a participação de pesquisadores e educadores baianos, abordando temas como a independência e seus significados, legado e personagens.

O encontro terá início com a entoação do Hino da Bahia, pela cantora, compositora e atriz Ana Barroso. Com mediação da jornalista Vânia Dias, a live contará com o professor de Antropologia, Marlon Marcos, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), e o doutor e mestre em Memória, Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Ruy Medeiros. Também na programação, a apresentação de uma fanfarra da rede estadual, cumprindo o seu papel pedagógico e cultural ao reviver a história de lutas do povo baiano por meio da arte musical instrumental.

O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância de todos os baianos participarem da live em celebração ao 2 de Julho, esta data histórica. “Nesta caminhada virtual, teremos explicações sobre a trajetória do 2 de Julho. Teremos um bom debate com educadores e historiadores, faremos um bom passeio na história da Bahia. Também vamos lançar um edital para a seleção de artigos, poesias e textos de professores, estudantes e funcionários da rede estadual sobre o tema”.

O assessor especial da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Nildon Pitombo, reforçou a importância da caminhada virtual do 2 de Julho. “A Secretaria da Educação do Estado traduz o que está nas mentes e corações neste 2 de Julho, isto é, a festa da cidadania não será interrompida pela crise sanitária que assombra o mundo e o objetivo é reafirmar, como sempre, a memória estética da participação popular nas lutas libertárias contra o domínio português”.

Festa cívica e popular – A Festa da Independência da Bahia – ou Desfile do Dois de Julho – comemora a vitória sobre as forças coloniais na guerra de independência, que expulsaram os portugueses de Salvador, no dia 2 de julho de 1823. Trata-se de uma festa popular e de caráter cívico, comemorativa da independência do Brasil em terras baianas. O cortejo acontece, tradicionalmente, no dia 2 de julho, tendo seu início no Pavilhão Dois de Julho, ao lado da Paróquia da Lapinha, no Largo da Lapinha, onde está a imagem do caboclo, símbolo da independência da Bahia. O grande desfile popular, protagonizado pelas imagens do caboclo e da cabocla – reverenciando a força nativa sobre as tropas lusitanas derrotadas em 1823 – percorre por várias ruas históricas até o seu apogeu, na Praça Dois de Julho, no Largo do Campo Grande.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Pandemia vai afetar todas as áreas da educação no país, diz Inep
Educação

Pandemia vai afetar todas as áreas da educação no país, diz Inep

Impactos ainda não podem ser medidos

Feira de Santana

Uefs cria portal para divulgar ações durante a pandemia

A comunidade universitária tem desenvolvido uma série de iniciativas educacionais, científicas e lúdicas, ...

Secretaria da Educação do Estado lança nova temporada do jogo Simula Sabe para fortalecer as aprendizagens
Educação

Secretaria da Educação do Estado lança nova temporada do jogo Simula Sabe para fortalecer as aprendizagens

O jogo contém questões de Português e Matemática elaboradas com o auxílio dos professores de diversos est...

Vídeo

Entregadores de apps de Feira de Santana aderem a greve nacional e reivindicam melhores condições de trabalho Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram