Acorda Cidade - Dilton Coutinho

03 de Julho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 27/06/2020 07h38.

Secretaria da Educação e UESC alinham pesquisa sobre a Covid-19 a partir dos testes nas escolas

A pesquisa será realizada a partir da coleta de dados que vai estabelecer um parâmetro amostral do padrão imunológico dos estudantes, professores e funcionários testados nas unidades escolares.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Secretaria da Educação e UESC alinham pesquisa sobre a Covid-19 a partir dos testes nas escolas
Foto: Gustavo Lima

Acorda Cidade

As testagens para o Coronavírus, realizadas nas escolas estaduais nos municípios de Itajuípe, Uruçuca e Ipiaú, serão utilizadas em pesquisas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Itabuna. A iniciativa foi solicitada pela Secretaria da Educação do Estado à universidade, com o objetivo de contribuir no combate e na prevenção à pandemia. A pesquisa será realizada a partir da coleta de dados que vai estabelecer um parâmetro amostral do padrão imunológico dos estudantes, professores e funcionários testados nas unidades escolares.

“Esta é mais uma agenda que integra a Educação Básica e o Ensino Superior e que trás a pesquisa científica sobre a COVID-19 para dentro das nossas escolas. A UESC tem seu protagonismo na produção acadêmica e trará mais esta valiosa contribuição para nos ajudar na tomada de decisões, neste momento de pandemia, em que voltamos as atenções para o cuidado com a saúde dos estudantes, professores e funcionários das nossas escolas”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

A professora e coordenadora do Colegiado de Biomedicina da UESC, Carla Cristina Romano, explicou como será feito o trabalho. "É muito importante esta participação da academia neste momento. Com a coleta de dados, a universidade vai poder interpretar, analisar e pesquisar as informações que serão voltadas ao fator demográfico, como idade, sexo e localidade em que reside, e a fatores pós-testagem como, em caso de positivo, saber com quem essa pessoa mora, por exemplo. A ideia é proporcionar um monitoramento que ajude o Governo do Estado na criação de políticas públicas de combate ao Coronavírus”, afirmou.

No Colégio Polivalente de Itajuípe, a diretora Soely Carvalho ressalta a importância da testagem dos estudantes. "Estamos também conversando com as famílias para que tenham a consciência da necessidade dos filhos realizarem os testes. Isto é uma segurança para todos", disse a gestora, que reafirmou que os casos positivos são imediatamente acompanhados pela equipe de Saúde municipal. 

Para a diretora Aparecida Freire, do Colégio Estadual de Serra Grande, no distrito de Serra Grande, em Uruçuca, os procedimentos de saúde utilizados na unidade escolar asseguram o atendimento da comunidade escolar com segurança. "Está muito tranquilo o atendimento na unidade com a disponibilização dos materiais de proteção e prevenção. Os espaços são higienizados diariamente, todos com máscara, álcool em gel, papel-toalha e a pia instalada na entrada da escola para que lavem as mãos com sabão".

A testagem nas escolas estaduais é uma ação pioneira no país e deve atender a 4.600 pessoas com o objetivo de ampliar a prevenção e o combate ao novo Coronavírus. É realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) e as prefeituras, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação, com envolvimento dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e gestores escolares, além do apoio da Polícia Militar e dos veículos de Comunicação. Cada escola tem um calendário de aplicação dos testes, que está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br)

  

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Pandemia vai afetar todas as áreas da educação no país, diz Inep
Educação

Pandemia vai afetar todas as áreas da educação no país, diz Inep

Impactos ainda não podem ser medidos

Feira de Santana

Uefs cria portal para divulgar ações durante a pandemia

A comunidade universitária tem desenvolvido uma série de iniciativas educacionais, científicas e lúdicas, ...

Secretaria da Educação do Estado lança nova temporada do jogo Simula Sabe para fortalecer as aprendizagens
Educação

Secretaria da Educação do Estado lança nova temporada do jogo Simula Sabe para fortalecer as aprendizagens

O jogo contém questões de Português e Matemática elaboradas com o auxílio dos professores de diversos est...

Vídeo

Entregadores de apps de Feira de Santana aderem a greve nacional e reivindicam melhores condições de trabalho Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram