Feira de Santana

No Dia Mundial do Meio Ambiente, escolas se transformam em 'drive thru' de resíduos recicláveis

Assim como as parceiras, as escolas recolheram em seus prédios lixo eletrônico, óleo de cozinha, papéis, plásticos e metais. Agora, estes produtos terão um destino sustentável.

06/06/2020 às 16h34, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As escolas municipais Regina Vital, Gente Miúda e Professor Luciano Ribeiro Santos viraram ponto de recolhimento de resíduos na sexta-feira (5) Dia Mundial do Meio Ambiente. Elas integram um grupo de 18 escolas – públicas e privadas – que participaram da iniciativa “Drive Thru – Resíduos e Recicláveis” e funcionaram como ponto de descarte consciente de lixo.

Assim como as parceiras, as escolas recolheram em seus prédios lixo eletrônico, óleo de cozinha, papéis, plásticos e metais. Agora, estes produtos terão um destino sustentável.

A sustentabilidade é um conceito forte na gestão pedagógica da Escola Municipal Regina Vital. Várias das atividades desempenhadas na unidade de ensino têm como base norteadora as metas propostas pela Agenda 2030 – um plano de ação estabelecido pela Organização das Nações Unidas que contém 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

A temática do meio ambiente é recorrente na escola. Em maio passado, mesmo com o distanciamento social, a equipe pedagógica resolveu dar ainda mais atenção ao tema. Este trabalho resultou no serviço de Drive Thru que aconteceu hoje.

A iniciativa é da Assinee, Associação Intermunicipal das Escolas Empreendedoras, e tem como objetivo promover uma cultura de responsabilidade individual e coletiva com os resíduos recicláveis.

Durante esse período, cada escola envolvida na ação incluiu em seu planejamento pedagógico textos, vídeos, discussões e atividades relacionadas ao tema. Elas também estavam encarregadas de fazerem postagens diárias em suas redes sociais, sempre buscando o engajamento dos estudantes a partir da divulgação das informações relacionadas ao Dia do Meio Ambiente.

Ao longo desta semana, por exemplo, os alunos da Escola Regina Vital e suas famílias foram incentivados a combater focos da dengue em suas residências, uma vez que o número de casos registrados em Feira de Santana vem aumentando recentemente – saltou de 535 casos, em abril, para 952, em maio.

A Escola Regina Vital já tem a prática de receber lixo eletrônico em outros momentos e tem firmada também uma parceria com o Instituto Tecnológico de Desenvolvimento, ITD Social. O órgão apoia e desenvolve ações de assistência social para defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano.

Todo lixo deste tipo descartado na escola é recolhido pelo instituto e reaproveitado em aulas de robóticas ministradas para os alunos da Regina Vital. A escola e o ITD Social planejam a abertura de uma turma fixa voltada para este campo teórico.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade