Feira de Santana

Prefeitura realiza barreira sanitária em bairros com mais registros da covid-19

As barreiras sanitárias pararam os moradores para saber se eles estavam apresentando algum sintoma ou tiveram contato com alguém positivo para a covid-19, na tentativa de identificar possíveis suspeitos positivados para a covid-19.

06/06/2020 às 14h42, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Barreiras sanitárias foram montadas neste sábado nos bairros SIM, Tomba e Mangabeira, locais onde registraram maiores números de casos confirmados do novo coronavírus em Feira de Santana. A ação foi realizada pela perfeitura com apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

De acordo com a coordenadora do Cerest, Verena Liberal, as barreiras sanitárias pararam os moradores para saber se eles estavam apresentando algum sintoma ou tiveram contato com alguém positivo para a covid-19, na tentativa de identificar possíveis suspeitos positivados para a covid-19.

“Realizamos uma triagem inicial para a identificação de alguns sintomas e em seguida, caso essas pessoas apresentem algum sintoma específico, realizamos o teste rápido que é simples, com a coleta de uma amostra de sangue. O resultado sai com aproximadamente 20 minutos. A depender do resultado, a gente faz as orientações necessárias como o uso de máscaras e importância da higienização, caso seja positivo a gente toma as medidas cabíveis de acordo com a vigilância epidemiológica”, explicou.

A Superintendência Municipal de Transito (SMT) também participou da barreira sanitária. A agente de trânsito Iara Alves, destacou que inicialmente o trabalho é educativo e de prevenção, sem o impedimento da circulação na entrada dos bairros.

“Está tendo essas barreiras para testar as pessoas que tenham os sintomas ou que tiveram contato com outras pessoas positivadas ou suspeitas. Fechamos uma via e estamos parando os carros, informando do que tá acontecendo e perguntando se eles estão com algum sintoma ou se tiveram algum contato, sendo a resposta positiva, a gente encaminha para a secretaria pra fazer o teste rápido”, explicou.

Cristiane Santos, que é moradora do bairro SIM, achou a ideia muito boa. Segundo ela, o bairro já registrou muitos casos e os moradores devem ficar atentos as medidas de prevenção e acredita que mais testes deveriam ser realizados.

“Essa é uma ideia excelente já que muitos casos estão aqui. Seria bom se tivesse mais testes, pois vão fazer nas pessoas com algum sintoma e muitas pessoas são assintomáticas. Estou me cuidado, quando faço caminhada deixo o tênis fora de casa, uso máscara, lavo sempre as mãos, tomo banho quando chego da rua, higienizo tudo que toco”, destacou.

Adelson Santos, que é policial militar, estava apresentando alguns sintomas da covid-19, como tosse e febre, e ficou aliviado após o resultado do teste ser negativo.

“Se você tem alguma dúvida, está apresentando algum sintoma, é importante fazer o teste. Eu estava com tosse e febre e resolvi fazer o teste, deu negativo e fico feliz por não estar com a doença”, afirmou.

André Lucas Nascimento Cruz, também fez o teste. Ele destacou a importância da testagem para a população.

“Achei o teste importante para nossa sociedade, quanto mais cuidado melhor, o teste deu nativo e fiquei feliz. Apresentei sintomas e estava com medo”, disse.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade