Mundo do Trabalho

Psicóloga alerta para exaustão mental durante home office e dá dicas de como evitar

Segundo coordenadora do curso de Psicologia da Estácio, principais sintomas são cansaço constante, alta irritabilidade, desânimo e ansiedade

02/06/2020 às 08h10, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Para muitos trabalhadores, o home office durante a quarentena não tem sido uma tarefa fácil, já que trabalhar em casa nem sempre significa mais comodidade ou menos tarefas para executar, pelo contrário, muitos aumentaram seu ritmo de trabalho, seja por exigência da empresa ou por uma autocobrança para continuar sendo um funcionário de bom rendimento.

E é neste aumento de ritmo de trabalho que mora o perigo, como alerta a psicóloga Iara Farias, coordenadora do curso de Psicologia da Estácio.

– Neste momento de pandemia estamos passando por angústias diversas, entre elas o medo da contaminação por um vírus que pode levar as pessoas à morte e a necessidade de se reinventar no seu trabalho, e ainda o afastamento das pessoas, por conta do isolamento social. É muita coisa para darmos conta ao mesmo tempo, e se juntarmos a isso o aumento de carga de trabalho há um risco grande de chegarmos à exaustão metal, que começa a se mostrar através do cansaço constante, alta irritabilidade, desânimo, ansiedade e falta de concentração, diz Iara.

A psicóloga destaca ainda que o esgotamento mental pode acarretar doenças mais sérias, como a Síndrome de Burnout, um distúrbio psíquico que se caracteriza pelo esgotamento físico e mental intenso, com causas diretamente ligadas à vida profissional.

– Para tentar evitar todo esse estresse e ansiedade que o aumento de trabalho no home office pode causar é interessante ter uma rotina, organizar uma agenda detalhando suas tarefas do dia, quantas horas irá gastar com cada uma, além é claro de tirar momentos livres, essencial para descansar mente, afirma a coordenadora.

Iara diz ainda que estes momentos livres ao longo do dia podem ser usados para atividades como tomar sol, fazer exercícios físicos ou de relaxamento. E importante também, segundo a psicóloga, é manter uma alimentação regrada e saudável, com horários fixos todos os dias.

– Nesse período em que boa parte dos trabalhadores está mudando sua rotina, o mais importante é que cada um entenda que este momento é passageiro e que é importante contribuirmos ficando em casa, quando possível, e compreender que temos que lidar com aquilo que é possível mudar e aceitar o que não podemos mudar, pois há coisas que estão fora do nosso alcance, finaliza a psicóloga.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade