Acorda Cidade - Dilton Coutinho

06 de Julho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Eventos Acadêmicos

Todas as notícias
Publicado em 29/05/2020 13h04.

Jean Wyllys é convidado em aula online da Unifacs sobre fake news neste sábado (30)

Atualmente pesquisando o tema em Harvard, nos EUA, o ex-deputado federal divide sua experiência com os estudantes de pós-graduação da universidade baiana
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

Responsáveis por disseminar desinformação e causar impactos negativos na sociedade, as fake news são um dos principais desafios da atualidade. Para abordar o assunto e sua implicação no ambiente acadêmico, a Unifacs recebe neste sábado (30) o ex-deputado federal, jornalista, pesquisador e mestre em Letras e Linguística Jean Wyllys. 

Jean participa ao vivo às 16h de aula especial online para o curso de Docência do Ensino Superior dentro da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação da Unifacs. Sua conferência será mediada pela professora Cléa Ferreira e terá abertura conduzida pela reitora da universidade, professora Marcia Barros. A transmissão acontece dentro do ambiente virtual de aprendizagem BlackBoard. 

Desde o final de 2019, Jean vem estudando o tema das fake news como pesquisador visitante na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, em projeto conjunto com a Fundação Open Society. Sua participação em aula da Unifacs neste sábado vem em um momento que o assunto tem sido alvo de debates na legislação estadual e nacional. 

No Brasil - Na última quarta-feira (27), o presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre anunciou que na primeira semana de junho deve entrar na pauta de votações da Casa o projeto de lei 2.630/2020, que traz uma série de normas e mecanismos de transparência para redes sociais e serviços de mensagens da internet, de modo a combater abusos, manipulações, perfis falsos e a disseminação de fake news.  

O anúncio foi feito no mesmo dia do cumprimento, pela Polícia Federal (PF), de mandados de busca e apreensão no chamado inquérito das fake news, aberto em 2019 para apurar ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Os mandados foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no STF. 

Na Bahia – Por aqui, o combate às fake news também entrou na agenda dos parlamentares e projeto relacionado a boatos e notícias mentirosas de pandemia foi aprovado pelos deputados baianos na última sexta-feira (22). Assim, quem divulgar e compartilhar informações falsas sobre epidemias, endemias e pandemias será punido com multa, que varia entre R$ 5 mil e R$ 20 mil. As denúncias serão recebidas pelo Ministério Público da Bahia. 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Faculdade promove Semana de Capacitação Solidária
Feira de Santana

Faculdade promove Semana de Capacitação Solidária

Evento gratuito tem enfoque em temas na área de Gestão, Saúde e Pedagogia

Liga Acadêmica de Enfermagem Emergencista da Uefs realiza Live nesta quinta (25)
Feira de Santana

Liga Acadêmica de Enfermagem Emergencista da Uefs realiza Live nesta quinta (25)

O rápido tempo para se despedir de um ente querido neste período de pandemia, será o tema abordado. A trans...

Uefs promove Jornada Virtual e inscreve para proposições de atividades
Eventos Acadêmicos

Uefs promove Jornada Virtual e inscreve para proposições de atividades

O evento tem como objetivo a troca de conhecimentos, experiências e aprendizados através de diversas ativida...

Vídeo

Entregadores de apps de Feira de Santana aderem a greve nacional e reivindicam melhores condições de trabalho Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta terça-feira 06.07:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram