Acorda Cidade - Dilton Coutinho

10 de Julho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 28/05/2020 17h33.

Rui Costa volta a descartar cancelamento do ano letivo na rede estadual

'Iremos fazer um grande mutirão pela educação para superar esse período, com aulas extras, em turnos opostos e nos finais de semana', afirmou o governador.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Rui Costa volta a descartar cancelamento do ano letivo na rede estadual
Foto: Paula Froes / Govba

Acorda Cidade

Em transmissão pelas redes sociais, nesta quinta-feira (28), o governador Rui Costa voltou a afirmar que o ano letivo não será cancelado na Bahia. Ele já havia feito essa declaração em entrevista ao Acorda Cidade no dia 11 de maio (confira aqui).

 "Não existe possibilidade de cancelamento. Muito provavelmente as aulas irão atravessar esse ano e serão concluídas em 2021. Iremos fazer um grande mutirão pela educação para superar esse período, com aulas extras, em turnos opostos e nos finais de semana. Será um ano atípico, mas não podemos prejudicar o ciclo escolar de nossos milhares de jovens e crianças", disse o governador nesta quinta.

Rui também falou sobre as estratégias de enfrentamento do novo coronavírus desenvolvidas pelo Estado. "Temos o hospital de Santo Antônio de Jesus no Recôncavo que conta com leitos de UTI e está equipado para receber os pacientes que necessitam de atendimento mais complexo, mas precisamos também de uma unidade que possa atender regionalmente, fazendo a triagem de pacientes. Estou conversando com os prefeitos e articulando uma ação unificada para a criação de uma unidade assim, como fizemos em outras regiões, transformando UPAs que estavam fechadas em unidades exclusivas de atendimento".

O governador falou ainda sobre a dificuldade de conseguir respiradores para implantar novos leitos de UTI na Bahia. "Nossa equipe tem buscado e entrado em contato com fábricas em todo o mundo, mas é uma dificuldade porque a procura é muito grande e o produto está em falta. Nenhum sistema de saúde do mundo está preparado com leitos de UTI suficientes para lidar com uma pandemia dessas; estão faltando leitos, médicos e equipamentos nos países mais ricos com os melhores sistemas de saúde do mundo. Por isso eu faço o meu apelo para que as pessoas evitem criar aglomerações e fiquem em casa. O isolamento social é a única forma efetiva de combate ao vírus".

Estrutura

Em toda a Bahia, a estrutura que está sendo implantada pelo Governo do Estado para o enfrentamento ao novo coronavírus conta com 1.428 leitos na capital e 1257 leitos no interior. Para atender pacientes de baixa complexidade, que não tenham coronavírus, 285 leitos estão sendo instalados e 70 Unidades Pronto Atendimento (UPAs) irão realizar a classificação, manejo clínico, estabilização do paciente e, caso necessário, regulação para unidades de atendimento de maior complexidade.

Atualmente, o Governo da Bahia possui em estoque 879 mil luvas, mais de 922 mil máscaras cirúrgicas e 300 mil unidades de máscara do tipo N95. Além disso, o Governo do Estado adquiriu 32 milhões de luvas, nove milhões de máscaras cirúrgicas e um milhão de máscaras do tipo N95, o que são suficientes para atender a demanda por até seis meses.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Após decisão judicial prefeitura deve pagar salário integral aos professores neste mês, mas confirma que vai recorrer
Educação

Após decisão judicial prefeitura deve pagar salário integral aos professores neste mês, mas confirma que vai recorrer

APLB vai mover outra ação para pedir a devolução dos salários descontados por três meses.

Professora da UFRB conquista prêmio internacional IEEE Undergraduate Teaching Award
Educação

Professora da UFRB conquista prêmio internacional IEEE Undergraduate Teaching Award

Criado em 1884, nos EUA, o IEEE é uma sociedade técnico-profissional internacional, dedicada ao avanço da t...

Terminam hoje inscrições para o Sisu
Educação

Terminam hoje inscrições para o Sisu

Pela 1ª vez, serão ofertadas vagas na modalidade a distância.

Vídeo

Paciente do município de Ruy Barbosa recebe homenagem em Centro de Hemodiálise após vencer Covid-19 Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram