Mundo do Trabalho

5 profissões que ganharam destaque em meio à pandemia

Da área da saúde à administração, diversas profissões estão reafirmando sua importância, mesmo com a crise

26/05/2020 às 14h10, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As mudanças na rotina da população causadas pela pandemia fez com que os olhos de muitos se voltassem para profissões que antes não recebiam tanta atenção, mas que reafirmam sua importância e se revelaram essenciais para o bem de todos.

Além disso, toda a dinâmica social teve de ser modificada, fazendo surgir novas tendências e revelando ofícios que estão se mantendo estáveis, mesmo em meio às restrições do isolamento social.

A crise, apesar de claramente indesejada e prejudicial, é uma oportunidade para quem está decidindo qual carreira seguir analisar as profissões que se mostraram mais sólidas e quais são as reais competências necessárias para exercê-las, já que, para encontrar um ofício que se encaixe no perfil individual, é necessário, além de processos de autoconhecimento, como o teste vocacional, uma boa observação das mais diversas opções de trabalho.

Confira cinco profissões estão recebendo destaque durante a pandemia.

1. Cientistas

Nesse grupo estão os químicos, biólogos e biomédicos, que estudam os comportamentos dos seres e das substâncias. Eles estão sendo de extrema necessidade para esclarecer o comportamento desse novo vírus e desenvolver formas de tratamento para a Covid-19 e, até mesmo, a tão desejada vacina contra a doença.

Os cursos de química e de biologia têm duração média de quatro anos cada e são oferecidos nas modalidades Bacharelado e Licenciatura. Em química, o estudante terá um intenso contato com matérias que abordam matéria e energia, modelos atômicos, estrutura dos materiais, química orgânica, dentre outros.

No curso de biologia, são abordados temas como Botânica, Zoologia, Anatomia Humana, Microbiologia, Genética e Biodiversidade, entre outras. No bacharelado, o aluno conta ainda com aulas práticas e saídas a campo. Na licenciatura, o currículo inclui disciplinas como Didática e Pedagogia.

Na faculdade de Biomedicina, que tem duração de cinco anos, são abordados diversos aspectos do corpo humano e das maneiras com que são acometidos por doenças, com aulas de fisiologia humana, parasitologia básica, citologia, histologia e embriologia, onde são estudadas as células, os tecidos e o processo de formação do corpo desde o embrião, dentre diversos outros temas que envolvem a saúde humana.

2. Enfermeiros

Esses profissionais são o rosto da linha de frente do combate contra o coronavírus. Tão importante quanto os médicos, eles têm contato direto e constante com os pacientes – desde o diagnóstico até a cura. Verdadeiros heróis na pandemia.

Com duração de quatro a cinco anos, o curso de enfermagem aborda principalmente as Ciências Biológicas, mas também abrange disciplinas como Administração, Psicologia e Sociologia, dado que o profissional precisa ter noção do ambiente geral do hospital ou da clínica que escolher trabalhar, além de aprender a lidar a cuidar do paciente, o que necessita de carisma e simpatia.

3. Psicólogos

É para eles que toda a população que está sentindo os efeitos da pandemia e do isolamento social está recorrendo, a fim de receber o tratamento, a orientação e o apoio de que precisa para manter a saúde mental em dia – agora, com atendimentos adaptados para o online.

O curso de Psicologia é um bacharelado com duração de cinco anos. Há disciplinas relacionadas ao campo das Ciências Biológicas, como Neurologia e Anatomia, e matérias da área das Ciências Humanas, como Antropologia, Teoria Psicanalítica e Psicologia Comportamental.

4. Jornalistas

Se está nas mãos dos cientistas as descobertas, é responsabilidade dos jornalistas informar a população sobre elas. Esse profissional é responsável checar as informações e traduzir a linguagem dos textos técnicos, para que toda a população possa ter acesso à informação sobre a pandemia que o mundo está vivendo. Muitos estão nas ruas registrando o momento histórico vivido agora.

Na faculdade de jornalismo, que dura quatro anos, estuda-se matérias que vão desde as mais abrangentes, como Cultura Brasileira e Comunicação Comparada, até as mais focadas, como Fotojornalismo, Radiojornalismo, Telejornalismo e Técnicas de Redação.

5. Líderes de logística

Esses profissionais são os responsáveis por liderar a organização das equipes em operações de recebimento, armazenagem, expedição e distribuição, controlando inventários e acompanhando índices de performance, a fim de atender os prazos e as condições estabelecidas para entrega. Em tempos comuns, eles já são extremamente necessários; agora, vêm sendo ainda mais requisitados, para prestar serviço a comércios que estão migrando para o virtual.

O bacharelado em Logística tem duração média de quatro anos, equivalente ao curso de graduação convencional. As disciplinas envolvem as áreas de ciências exatas, como a estatística, e de ciências sociais aplicadas, como a administração.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade