Acorda Cidade - Dilton Coutinho

05 de Junho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Bahia

Todas as notícias
Publicado em 22/05/2020 17h01.

Para isolar moradores e conter avanço do coronavírus, prefeito cava vala em entrada de cidade na BA

Objetivo é evitar que haja circulação de moradores para cidades vizinhas que registram grande quantidade de casos da doença, como Ipiaú e Jequié.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Para isolar moradores e conter avanço do coronavírus, prefeito cava vala em entrada de cidade na BA
Foto: Reprodução/Facebok

Acorda Cidade

Como medida de prevenção do coronavírus, a prefeitura de Apuarema, cavou valas nas estradas que dão acesso à cidade, para isolar os moradores e proibir a entrada de pessoas de outros municípios.

As escavações foram iniciadas na quinta-feira (21) e a previsão da prefeitura é de que deve se estender até próxima semana. Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), responsável pela estrada, o prefeito não pediu autorização para a escavação e a estrada deve ser reaberta.

A cidade de Apuarema tem um caso confirmado de Covid-19. Imagens feitas no local dá para ver que as valas têm grande profundidade. Segundo a prefeitura, seis localidades do município devem passar pelo mesmo processo.

Segundo o prefeito de Apuarema, Raival Pinheiro, o objetivo das valas é evitar que haja circulação de pessoa de municípios vizinhos, com grande quantidade de casos da doença, especialmente Ipiaú e Jequié, que segundo último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) têm 130 e 216 casos de Covid-19, respectivamente.

"Ipiaú e Jequié já tem muitos casos e nós já temos um caso. Se a gente fechar a cidade, não vai ter mais casos em Apuarema. Estou tentando mostrar que se as cidades pequenas não fizerem isso, a doença vai se alastrar", avaliou o prefeito.

Pinheiro falou ainda que estão sendo fechadas as estradas de chão, que dão acesso as cidades vizinhas, e também as BRs.

"O fechamento começou ontem, após o primeiro caso confirmado. A gente está no centro das BRs. A gente está fechando todas as divisas. Só vai ficar o acesso para a [rodovia] BA, que liga até Gandu. Estrada de chão a gente está fechando todas", disse ele.

O gestor explicou ainda que, apesar do fechamento das estradas de chão, nenhum morador da zona rural do município será prejudicado.

"O fechamento só afeta as outras cidades. Os moradores da zona rural de Apuarema terão acesso total ao município. Eles só não vão consegui ir para outros. Cada prefeito tem que cuidar de sua cidade", concluiu.

O prefeito diz que entende que a medida é impopular, mas que é uma forma de evitar mortes na cidade.

"Já temos um caso confirmado, três casos suspeitos e mais 18 em quarentena. O novo rumo que precisamos tomar, fechando todas as fronteiras do município e outras medidas que serão adotadas, é para que os casos não cresçam no nosso município. Não temos uma estrutura para suportar tamanho crescimento desse vírus, pois até o Hospital Prado Valadares já não suporta a quantidade de pessoas infectadas". falou.

Nas redes sociais, moradores da cidade se queixaram da medida adotada pelo prefeito.

"Um absurdo. isso não está correto. Por onde vai passar as pessoas que dependem dessa estada para ir ao trabalho? E se tiver algum casso de urgência, por onde vai passar?", questionou um morador.

"Lamentável essa atitude! Está prejudicando famílias! Isso é uma BA-549 e pertence ao estado! Vocês não podem fazer isso! Não estão protegendo a cidade, estão impedindo o direito do cidadão de ir e vir. Lamentável!!", disse outro.

Fonte: G1

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Coelba realiza operação de combate ao furto de energia na região da chapada diamantina e autua fazendas produtoras de cenoura e cebola
Bahia

Coelba realiza operação de combate ao furto de energia na região da chapada diamantina e autua fazendas produtoras de cenoura e cebola

O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode...

Bahia tem mais nove municípios com transporte suspenso; total chega a 294
Terminais rodoviários

Bahia tem mais nove municípios com transporte suspenso; total chega a 294

A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (5).

São Gonçalo dos Campos registra 15 casos confirmados de covid-19
Boletim

São Gonçalo dos Campos registra 15 casos confirmados de covid-19

O diagnóstico foi feito através de teste em laboratório da rede privada.

Vídeo

Manifestantes protestam contra o fechamento do comércio em frente a Hospital de Campanha e pedem informações sobre obra Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram