Acorda Cidade - Dilton Coutinho

06 de Junho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 22/05/2020 08h51.

Hospitais baianos começam a receber novos respiradores para tratamento da Covid-19

A Bahia aguarda a chegada ainda de outros 350 respiradores, na semana que vem. Ao todo, mais de 550 novos equipamentos irão para unidades hospitalares da capital e do interior do estado.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Hospitais baianos começam a receber novos respiradores para tratamento da Covid-19
Foto: Camila Souza/ GOVBA

Acorda Cidade

Um carregamento de 159 respiradores chegou ao aeroporto de Salvador na noite de quarta-feira (20). Os equipamentos serão utilizados na criação de novos leitos de UTI para o tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus. Eles serão destinados a unidades de Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Juazeiro, Jequié e Irecê. A distribuição teve início no fim da manhã de quinta-feira (21), quando parte dos respiradores deixou o depósito da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), em Simões Filho, e foi encaminhado ao Hospital de Campanha do Subúrbio.

Foto: Camila Souza/ GOVBA

Outro carregamento, com mais 48 respiradores, chegará nesta quinta-feira (21), às 14h30, ao Aeroporto Internacional de Salvador. A Bahia aguarda a chegada ainda de outros 350 respiradores, na semana que vem. Ao todo, mais de 550 novos equipamentos irão para unidades hospitalares da capital e do interior do estado.

Segundo o governador Rui Costa, somente com as duas primeiras cargas de novos equipamentos já será possível a abertura de mais de 200 UTIs, em Salvador e em outras regiões do estado, como o extremo-sul e a região de Jequié. “Nós estamos garantindo que todas as regiões do estado terão leitos de UTI disponíveis. Neste momento, a maior pressão está sobre Salvador e a região de Jequié. Aqui em Salvador serão abertos novos leitos no Hospital Espanhol, no Couto Maia, na Fonte Nova e no Hospital do Subúrbio”.

Somente nos dois primeiros carregamentos, que somam 219 equipamentos vindos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, foram investidos R$ 3,5 milhões. O secretário da saúde, Fábio Vilas-Boas, afirma que parte da carga já está sendo distribuída, ainda na manhã desta quinta-feira, para os hospitais de Salvador, incluindo também o Ernesto Simões Filho.

Quanto aos 350 respiradores com previsão de chegada da Alemanha na próxima semana, o secretário Fábio Vilas-Boas informa que a entrega está garantida. “Nós estamos recebendo a documentação com o movimento da carga, temos o agendamento do avião fretado e assim que eles chegarem nós faremos o anúncio”.

Sobre o cronograma de instalação dos novos leitos, Fábio Vilas-Boas conta que “serão abertas primeiro as UTIs dos hospitais Espanhol e do Subúrbio, e a previsão para abertura de novos leitos na Arena Fonte Nova é no dia 2 de junho”.

 

 

 

 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Bahia registra 27.396 casos confirmados de coronavírus; 11.829 estão recuperados
Saúde

Bahia registra 27.396 casos confirmados de coronavírus; 11.829 estão recuperados

Os 27 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico referem-se a um período de 16 dias, ou seja, não oco...

Feira de Santana registra mais uma morte por covid-19 e chega a 1.000 casos confirmados
Saúde

Feira de Santana registra mais uma morte por covid-19 e chega a 1.000 casos confirmados

Os números foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do boletim epidemiológico.

Saúde

Vinte respiradores são entregues em Teixeira de Freitas para a abertura de UTIs no hospital de campanha

Em parceria com a prefeitura e o Governo do Estado, essa unidade ampliará a rede assistencial aos pacientes m...

Vídeo

Coletiva sobre ações da prefeitura para preservação do meio ambiente Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram