Acorda Cidade - Dilton Coutinho

06 de Junho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 22/05/2020 08h27.

Manter a qualidade do ar em casa reduz o risco de contaminação pela Covid-19

Ambiente e ar limpos são recomendação de órgãos da saúde.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Manter a qualidade do ar em casa reduz o risco de contaminação pela Covid-19
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Seguir as recomendações de higiene e saúde é a melhor maneira de reduzir os números de contaminação pela Covid-19, mantendo as medidas de afastamento social por meio da redução do contato com outras pessoas e os cuidados especiais com integrantes do grupo de risco. Garantir a limpeza do ambiente e uma boa ventilação também são questões que podem fazer toda a diferença.

Além de ajudar a diminuir crises de alergia e outros problemas respiratórios, uma boa circulação do ar, por meio da ventilação natural, é essencial para diminuir a transmissão de doenças virais, já que a renovação do ar reduz a disseminação do agente causador da doença, como no caso do novo coronavírus. Assim, ficar em ambientes fechados, como shoppings, restaurantes e lugares com aglomeração, é um grande risco à saúde, uma vez que há o risco de uma maior concentração de agentes patológicos.

Por isso, é importante garantir que as janelas fiquem abertas, permitindo que o ar fresco entre na casa e promova uma melhor ventilação no ambiente. Outra estratégia interessante que pode ser aplicada é a ventilação cruzada, onde janelas, portas e outras aberturas ficam posicionadas em paredes opostas ou adjacentes, fazendo com que o ar circule com maior velocidade, entrando por uma abertura e saindo pela outra.

Manter uma boa ventilação dentro de casa é uma tarefa simples, sendo necessário fazer algumas mudanças na rotina da família O primeiro passo é manter tudo organizado, seguindo a principal recomendação dos órgãos de saúde sobre como diminuir as chances de contaminação pelo novo coronavírus.

Uma limpeza caprichada em casa colabora para manter a qualidade do ar. Para isso, basta retirar e lavar a roupa de cama periodicamente, assim como outros itens com pelos, como tapetes e bichos de pelúcia. Os cobertores e as mantas também precisam ser lavados com uma frequência regular, principalmente após passar muito tempo dentro dos armários. Assim, o risco do agravamento de alergias e problemas respiratórios diminui, já que essas medidas colaboram para evitar a presença de poeira e ácaros.

Utilizar equipamentos específicos também colabora para manter o ambiente com ar puro e limpo. O purificador de ar, por exemplo, é uma ótima alternativa, ajudando a filtrar as partículas de impureza que, de outra forma, seriam respiradas pelas pessoas da casa. É importante ficar atento à limpeza e ao momento de troca do filtro do purificador de ar, garantindo que ele funcione de maneira ideal.

 


 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Instituto alerta para importância do Teste do Pezinho
Saúde

Instituto alerta para importância do Teste do Pezinho

Teste ampliado diagnostica até 50 doenças

Saúde

Complexo da Fiocruz dará autonomia em vacinas para o Brasil

Bio-Manguinhos fabrica 35 produtos e exporta para 74 países

UFRB disponibiliza e-books gratuitos com temas sobre a pandemia do coronavírus
Bahia

UFRB disponibiliza e-books gratuitos com temas sobre a pandemia do coronavírus

A obra, no formato e-book, objetiva ajudar os profissionais de saúde no enfrentamento à pandemia, e apresent...

Vídeo

Coletiva sobre ações da prefeitura para preservação do meio ambiente Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram