Acorda Cidade - Dilton Coutinho

06 de Junho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Bahia

Todas as notícias
Publicado em 22/05/2020 08h32.

Mais de 120 respiradores mecânicos já foram recuperados pelo Senai Cimatec

A ação é parte da força-tarefa coordenada pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e Desenvolvimento Econômico (SDE).
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Mais de 120 respiradores mecânicos já foram recuperados pelo Senai Cimatec
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Para fortalecer o combate ao Coronavírus na Bahia, o Senai Cimatec montou uma equipe de técnicos e engenheiros para fazer o reparo de respiradores mecânicos com defeito. Até esta quinta-feira (21), 123 aparelhos foram recuperados e devolvidos para unidades de saúde da Bahia, reforçando as UTIs com estes equipamentos que são essenciais para o tratamento das pessoas que apresentam os mais graves sintomas da Covid-19. A ação é parte da força-tarefa coordenada pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e Desenvolvimento Econômico (SDE).

“Este trabalho vem sendo feito de forma extremamente profissional, num momento crucial, em que a busca por respiradores mecânicos cresce em todo o mundo. Portanto, são equipamentos que ampliam a rede de Saúde montada pelo Governo do Estado. Vale destacar que o trabalho desta equipe continua de forma intensa para devolver aos hospitais outros respiradores”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

De acordo com o diretor do Senai Cimatec, Leone Andrade são 50 profissionais dedicados a esta ação, entre engenheiros clínicos, técnicos e engenheiros de eletrônica e mecânica, engenheiros de automação, gestores e o pessoal de logística. Leone também ressalta que esta iniciativa do Senai Cimatec está sendo replicada em outros estados brasileiros, além de outros países da América Latina e África. “A iniciativa de manutenção de aparelhos surgiu aqui na Bahia. Rodamos todo o piloto deste programa, validamos os procedimentos de recolher, transportar, fazer limpeza e assepsia, realizar os testes iniciais e triagem, conserto e limpeza de filtros, calibração e teste de segurança elétrica. Estamos fazendo a capacitação remota em outros estados e países, espalhando esta iniciativa”.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Ricardo Alban, explica que esta é uma iniciativa que se junta a outras da Fieb, no sentido de combater o avanço desta pandemia na Bahia. “Por isso, não estamos poupando esforços e atuando em várias frentes, a exemplo da produção de protetores faciais, do envase de álcool, da disponibilidade de computação de alto desempenho para pesquisadores, do desenvolvimento dos túneis de desinfecção, da aquisição de milhares de testes PCR, além da compra de novos respiradores mecânicos, dentre outras, sempre com a participação das indústrias da Bahia”.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Bahia

Mais 17 cidades baianas têm transporte suspenso; total chega a 310

A decisão foi publicada neste sábado (6), em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE), que também autoriz...

Hospital de Campanha Arena Fonte Nova batiza UTIs com nomes de jogadores
Bahia

Hospital de Campanha Arena Fonte Nova batiza UTIs com nomes de jogadores

As quatro alas de Terapia Intensiva, que totalizam 100 leitos de UTI, serão batizadas com nomes de jogadores ...

Bahia

Exame confirma que corpo enterrado por engano é da mulher que morreu de Covid-19 em hospital de Salvador, diz família

Caso aconteceu no Hospital Espanhol. Família já suspeitava que a diarista Arlete Santos tinha sido enterrada...

Vídeo

Coletiva sobre ações da prefeitura para preservação do meio ambiente Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram