Acorda Cidade - Dilton Coutinho

05 de Junho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Concursos

Todas as notícias
Publicado em 22/05/2020 08h21.

Concursos adiados: saiba o que fazer

A pandemia de coronavírus suspendeu diversos processos seletivos por tempo indeterminado, e cabe ao candidato ter atenção nesse caso.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Concursos adiados: saiba o que fazer
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Muitos dos calendários de concursos sofreram alterações por conta do cenário de pandemia. Para a realização das provas, é necessário reunir muitas pessoas – de candidatos a funcionários –, então, para prevenir contágios, foi necessário cancelar ou adiar as etapas dos certames.

Essa repentina modificação causou dúvidas nos concursandos de todo o país sobre o que fazer depois de ter se inscrito para uma prova que teve suas datas adiadas – ou, pior, que foi suspensa por tempo indeterminado. Confira alguns esclarecimentos, com base na opinião de Antonio Batist, especialista em gestão pública e empresarial, e Fernando Bentes, professor de direito constitucional da UFRRJ, entrevistados pelo G1, sobre os principais pontos da suspensão dos concursos 2020.

O que fazer depois que o concurso foi suspenso?

Após o anúncio da modificação, é necessário esperar a retomada, tanto do período de inscrições, quanto do calendário de aplicação das etapas do certame. Enquanto isso, o candidato deve acompanhar atentamente os editais e comunicados oficiais, para se manter atualizado sobre a retomada, alteração de cronograma e um eventual cancelamento.

O tempo extra também pode ser vantajoso. É possível utilizar as semanas de espera por mais informações para se preparar ainda melhor, revisar conteúdos e identificar dúvidas.

Consigo o reembolso da taxa de inscrição?

O país não possui uma legislação específica que abranja todos os pontos sobre concursos, mas é possível consultar no edital de abertura do processo seletivo, com o qual o candidato aceita ao fazer a inscrição, as hipóteses de devolução de taxas. Na maioria dos casos, a única hipótese prevista é em caso de cancelamento do concurso. Não estão inclusos reembolsos por desistência antes ou depois de qualquer etapa.

Até quando um concurso pode ser adiado?

Não há previsão para o controle ou fim da pandemia por coronavírus, e, por esse ser o motivo das suspensões, a retomada nos calendários também é incerta. Por isso, diversas datas ainda não foram divulgadas, mas a tendência é de que as remarcações sejam feitas logo depois que o problema de saúde pública for contido.

Se a prova for mantida e aplicada, mesmo em meio à pandemia, posso decidir não participar e ter meu dinheiro de volta?

A desistência, em situações normais, é considerada exclusão e reprovação em concursos e não dá direito a devoluções financeiras. Porém, a situação agora apresenta diferenças drásticas, então, se algum órgão insistir na aplicação da prova, o candidato pode denunciar, por se tratar de risco à saúde. A reivindicação deve ser feita para exigir a aplicação depois do controle da Covid-19, com exceção de seleções para a área da saúde, que são mantidas por necessidade do atual momento.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Estado publica resultado de etapas dos concursos para soldado e oficial de saúde
Concursos

Estado publica resultado de etapas dos concursos para soldado e oficial de saúde

Os candidatos aprovados nesta primeira etapa ainda poderão consultar o resultado provisório da prova discur...

Divulgada primeira relação de aprovados em seleção para o Hospital de Campanha de Feira de Santana
Feira de Santana

Divulgada primeira relação de aprovados em seleção para o Hospital de Campanha de Feira de Santana

A primeira chamada contempla 76 profissionais selecionados, que passaram por diversas etapas de avaliação.

Processo seletivo

Universidade Baiana abre processo seletivo para professores

Há vagas para diversas áreas; inscrições seguem abertas até 29 de maio

Vídeo

Manifestantes protestam contra o fechamento do comércio em frente a Hospital de Campanha e pedem informações sobre obra Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram