Acorda Cidade - Dilton Coutinho

02 de Junho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 21/05/2020 16h31.

Assessoramento jurídico na Uefs passará por alterações

A matéria passou por normatizações adicionais, através da Lei Complementar Nº 43, de 25 de outubro de 2017, e da Portaria PGE Nº 162, de 04 de julho de 2018.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

A Administração Central da Uefs vem comunicar à comunidade universitária alterações que ocorrerão no funcionamento do assessoramento jurídico da instituição. Inicialmente, é importante situar que em 28 de dezembro de 2015 a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia aprovou Emenda nº 22 à Constituição do Estado da Bahia, prevendo:

Art. 1º - O art. 140 da Constituição Estadual passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 140 - A representação judicial e extrajudicial, a consultoria e o assessoramento jurídico do Estado, de suas autarquias e fundações públicas competem à Procuradoria Geral do Estado, órgão diretamente subordinado ao Governador. (NR) 

§ 2º - (Revogado)

 Art. 2º - A assunção das atividades das Procuradorias Jurídicas das autarquias e fundações do Estado pela Procuradoria Geral do Estado se dará na forma a ser estabelecida em Lei.

§1º - As Procuradorias Jurídicas continuarão exercendo as suas competências até a assunção das atividades de representação judicial e extrajudicial, de consultoria e assessoramento jurídico das autarquias e fundações públicas, pela Procuradoria Geral do Estado.

A matéria passou por normatizações adicionais, através da Lei Complementar Nº 43, de 25 de outubro de 2017, e da Portaria PGE Nº 162, de 04 de julho de 2018. Em novembro de 2018 a Procuradoria Geral do Estado assumiu as atividades de representação judicial e extrajudicial, tais como ações trabalhistas, cíveis e de fazenda pública, que tramitam em tribunais, tendo em vista a aposentadoria de servidor procurador que realizava tais atividades. A instituição continuou realizando as atividades de assessoramento jurídico aos processos internos através da Procuradoria Jurídica.

A partir deste mês de maio, a Procuradoria Geral do Estado assumirá também o assessoramento jurídico aos processos internos, tendo em vista a aprovação da Lei Complementar Nº 49 de 15 de maio de 2020, que comutou os cargos de Procurador Chefe de autarquias em cargos do quadro da PGE, a despeito da Administração ter buscado manter o cargo em comissão na instituição. Em decorrência dessas mudanças, a equipe de servidores da Procuradoria Jurídica atuará em suporte e ligação com a PGE para assegurar o fluxo dos processos. Informamos ainda que o Procurador Helder Alencar cessará suas atividades como Procurador Chefe da instituição. No ensejo, a Administração Central manifesta seu profundo reconhecimento e gratidão a Dr. Helder, como todos o conhecem, pela sua incomensurável contribuição histórica para a vida institucional da Uefs, que tem como marcas a dedicação, o compromisso, o profissionalismo e a ética.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

MEC permite incluir atividades a distância no calendário do ano letivo
Educação

MEC permite incluir atividades a distância no calendário do ano letivo

Diretrizes definidas pelo CNE para todas as etapas de ensino

Inep dá novo prazo para pagamento de boletos do Enem 2020
Educação

Inep dá novo prazo para pagamento de boletos do Enem 2020

Os novos boletos serão disponibilizados a partir de amanhã

Rede UniFTC oferece inovações no ensino superior e promove vestibular
Educação

Rede UniFTC oferece inovações no ensino superior e promove vestibular

As provas online acontecem nos dias 9 e 10 de junho.

Vídeo

Manifestantes protestam contra o fechamento do comércio em frente a Hospital de Campanha e pedem informações sobre obra Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta terça-feira 02.06:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram