Polícia

Após ter 20 funcionários infectados, detento do conjunto penal de Itabuna testa positivo para a Covid-19

Segundo Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), os internos que dividiam cela com ele já foram isolados na unidade prisional e estão sem sintomas.

21/05/2020 às 15h45, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Após ter 20 funcionários infectados com a Covid-19, o Conjunto Penal de Itabuna, no sul da Bahia, tem um detento que testou positivo para a doença. A informação foi divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap), nesta quinta-feira (21).

Em nota, a Seap informou que na tarde de quarta-feira (20), um interno apresentou febre e sintomas respiratórios. Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento do município onde realizou o teste rápido com resultado positivo.

Ainda segundo a Seap, para reforçar o diagnóstico, o interno vai realizar, como contraprova, o teste de Swab nasal. A secretaria informou que o resultado será divulgado assim que ficar pronto.

Por meio da nota, a Seap disse ainda que os internos que dividiam cela com o detento que testou positivo já foram isolados na unidade prisional e todos estão sem sintomas de doenças até esta quinta-feira. O Conjunto Penal tem, atualmente, 928 presos.

Funcionários com Covid-19

No último dia 15 de maio, o diretor do Conjunto Penal de Itabuna divulgou que 20 funcionários tinham sido contaminados pela Covid-19. Por causa disso, um túnel de desinfecção foi instalado na entrada do presídio.

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários e Agentes Socioeducadores da Bahia (SINDAP), cerca de 40 trabalhadores estariam infectados pelo coronavírus. Já o diretor da unidade penal, Major Adriano Jácome, confirmou que o número era menor. "Cento e trinta e seis foram testados, 116 negativados e 20 positivados", disse à época da reportagem.

As medidas adotadas pelo conjunto penal foram: visitas suspensas, barreira sanitária, uso de máscaras em todos os setores e o túnel de descontaminação.

As barreiras são pontos de higienização com pia, sabão, informações de como lavar as mãos de forma adequada, além de álcool e papel para enxugar. No presídio, existem cinco pontos como esses para que todos façam a higienização da maneira correta.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade