Acorda Cidade - Dilton Coutinho

05 de Junho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 21/05/2020 08h35.

Secretaria disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos para educadores em parceria com FGV e universidades públicas

Além dos cursos, os educadores encontram diversos conteúdos, a exemplo de vídeos, oficinas e podcasts, entre outros.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Secretaria disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos para educadores em parceria com FGV e universidades públicas
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Para auxiliar e ampliar o conhecimento dos educadores da rede estadual de ensino neste período de isolamento social, por conta da prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está ofertando mais de 300 cursos e conteúdos gratuitos em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), as universidades públicas e os institutos federais de ensino. Os cursos, que podem ser acessados na Plataforma Anísio Teixeira, por meio do link: (http://pat.educacao.ba.gov.br/home/ipes), foram apresentados nesta quarta-feira (20), durante uma live realizada no canal Educação Bahia, no YouTube. Na plataforma, além dos cursos, os educadores encontram diversos conteúdos, a exemplo de vídeos, oficinas e podcasts, entre outros.

A transmissão mediada pela diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado, contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; do diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV), José Henrique Paim; do diretor da FGV In Company, João Lins; e da diretora da Fundação SM Brasil, Pilar Lacerda, além do diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim.

O secretário Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da iniciativa para a formação dos professores. "A nossa expectativa é estar constantemente em uma agenda presente na vida dos professores, seja de uma forma mais incisiva e direta na rede estadual ou de uma forma parceira. Isso que estamos fazendo aqui hoje, disponibilizando conteúdos e cursos para professores, está fortalecendo o nosso vínculo e agradeço muito por estas parcerias. Gostaria de parabenizar os pedagogos pelo seu dia, pois são profissionais muito importantes para nós, que somos educadores, mas em especial, para aquelas pessoas que assumem a função de gestor da Educação e que têm um lugar de destaque na construção, avaliação e execução de currículos".

Para o diretor da FGV, José Henrique Paim, a parceria com a SEC é fundamental para o desenvolvimento da Educação. "A nossa parceria com a Secretaria da Educação representa justamente esse esforço que a gente tem feito de aproximação para que a gente possa, cada vez mais, cumprir a missão da FGV. Também representa o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na Secretaria, que vai na direção daquilo que nós imaginamos que seja essencial para a educação brasileira, que é justamente fazer com que as gestões das secretarias se voltem, cada vez mais, para a aprendizagem", salientou.

Durante a transmissão, a diretora da Fundação SM Brasil, Pilar Lacerda, fez uma apresentação com o tema "Liderança e gestão participativa: colaboração em tempos de crise”. "A gente não nasce líder, mas se torna e, para isso, precisamos ter um espírito democrático. Compartilhar e legitimar as decisões e, mais do que isso, fazer com que elas sejam conhecidas por todos, são mecanismos democráticos, que legitimam os nossos trabalhos e a gente cria uma equipe que é capaz de colocar em prática porque se reconhece naquelas decisões, pois um líder não trabalha sozinho", destacou.

O diretor da FGV In Company, João Lins, destacou os cursos ofertados pela fundação. "Esta iniciativa se conecta de maneira direta com o propósito da fundação, que é colaborar com o desenvolvimento econômico e social do país e em um momento como este, para nós, é uma satisfação muito grande poder contribuir de alguma forma para apoiar o desenvolvimento dos educadores da Bahia. Estamos ofertando 84 cursos e que serão atualizados periodicamente, dentro de uma estratégia de democratização do acesso a conteúdos educacionais de alta qualidade e que estão vinculados às áreas de expertise da FGV. São cursos nas áreas de Gestão, Economia, Tecnologia, Matemática, Ciências Sociais, ou seja, de onde as unidades da fundação têm produção de conhecimento relevante", informou.

Plataforma Anísio Teixeira - Desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a Plataforma Anísio Teixeira abriga mais de 10 mil recursos educacionais, produzidos ou catalogados por educadores da rede pública de ensino da Bahia. Responsiva, a plataforma pode ser acessada do computador, tablet ou celular. Entre os conteúdos estão jogos, vídeos, sequências didáticas, aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), Canal das Universidades e Sugestões de Rotinas de Atividades.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Educação

Publicação online disponibiliza trabalhos da Jornada de Extensão da Uefs

A Jornada de Extensão, depois de dez anos, voltou a integrar o calendário oficial da Uefs.

Rede UniFTC movimenta desenvolvimento profissional através do projeto Integra RH
Educação

Rede UniFTC movimenta desenvolvimento profissional através do projeto Integra RH

O projeto vai reunir importantes speakers do mercado e colaboradores de empresas parcerias da rede de ensino p...

Vídeo

Manifestantes protestam contra o fechamento do comércio em frente a Hospital de Campanha e pedem informações sobre obra Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram