Acorda Cidade - Dilton Coutinho

26 de Janeiro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Mundo do trabalho

Todas as notícias
Publicado em 08/05/2020 08h21.

Home office: confira os cuidados com a coluna durante a quarentena

Escolha sempre uma cadeira com encosto e mantenha a coluna alinhada e ereta durante o uso do computador.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Home office: confira os cuidados com a coluna durante a quarentena
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Em crescimento no mundo todo há alguns anos, a modalidade home office, que permite o trabalho remoto em casa, ganhou expressiva projeção desde o início da pandemia do coronavírus. Com a necessidade de evitar aglomerações e reduzir o contato físicos entre os indivíduos para conter o avanço do vírus, milhares de empresas do mundo todo mandaram seus funcionários para casa, de onde eles seguem trabalhando normalmente, mas com mais segurança.

Se para uma parcela dos trabalhadores de diversos segmentos o home office já é um realidade, mesmo que parcialmente, para outra é uma novidade. Em ambos os casos, é preciso tomar uma série de cuidados ergonômicos para evitar que a coluna seja prejudicada - afinal, são diversas horas por dia em frente ao computador.

Cuidando da saúde da coluna no home office

À primeira vista, pode parecer simples organizar o seu canto do home office: basta pegar uma cadeira qualquer, achar um espaço vazio em uma superfície que comporte o computador, e pronto, certo? A resposta é: não! Porém, nem todo mundo tem à sua disposição uma confortável cadeira de escritório e uma mesa espaçosa na altura ideal para o uso do computador. O que fazer então? 

Assim como a ergonomia na empresa é indispensável para preservar a saúde física dos funcionários, ela não pode e nem deve ser deixada de lado no trabalho em casa. Como o colaborador permanece muitas horas sentado na mesma posição, a escolha da cadeira ou da mesa incorretas pode ocasionar problemas - lombalgia, tensão muscular e torcicolos são mais comuns do que se imagina nesses casos. Portanto, é preciso adaptar o seu novo “escritório” e preservar a saúde da sua coluna. 

- Escolha sempre uma cadeira com encosto e mantenha a coluna alinhada e ereta durante o uso do computador.

- A cada duas horas (no máximo três) trabalhadas, levante-se para caminhar pela casa por alguns minutos e alongue pernas, braços, pescoço e mãos.

- A tela do computador / notebook deve ficar na altura dos olhos, evitando que seja necessário projetar o pescoço. Caso seja necessário, adquira (ou improvise) um suporte para ajustar a altura do notebook, e utilize mouse e teclado para mais conforto durante a digitação.

- Os joelhos devem permanecer em um ângulo de 90 graus, com os pés bem apoiados no chão ou em uma superfície de apoio.

- Observe se, durante o dia, você tende a inclinar o pescoço em direção ao peito. Evite essa postura, pois ela sobrecarrega a coluna e causa tensões musculares.

- Não trabalhe na cama ou no sofá. Apesar de parecer tentador, na realidade esse hábito sobrecarrega a coluna e a região lombar - além de ser muito difícil manter uma boa postura sem sentir nenhum incômodo. 

A má postura durante as horas de trabalho pode causar problemas que vão além das já bastante incômodas tensões musculares ou mesmo a lombalgia (dor nas costas): com o passar do tempo, podem surgir alterações estruturais na coluna, como escoliose e hiperlordose.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

A síndrome de Burnout e a atividade física
Mundo do Trabalho

A síndrome de Burnout e a atividade física

Relacionada ao trabalho, a Síndrome de Burnout, também conhecida como crise de esgotamento profissional, re...

3 áreas que mais contratam freelancers no Brasil
Carreiras

3 áreas que mais contratam freelancers no Brasil

Tradução, design e tecnologia têm atraído mais trabalhos

Especialista dá dicas sobre direitos do trabalhador durante medidas emergenciais pela pandemia
Brasil

Especialista dá dicas sobre direitos do trabalhador durante medidas emergenciais pela pandemia

O professor de direito trabalhista da Unifacs, Thiago Dória, explica que o sistema em si não mudou, mas que ...

Vídeo

Lote com 10.400 vacinas chega para Feira de Santana e 22 municípios da região Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram