Feira de Santana

Moradores da Zona rural continuam acampados em frente à garagem da empresa de ônibus Rosa

Os terminais Central, Norte e Sul ainda estão fechados.

08/05/2020 às 06h37, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Os passageiros do transporte coletivo da zona rural de Feira de Santana impediram, mais uma vez, a saída de ônibus da garagem da empresa Rosa. Eles protestam contra a retirada de ônibus nas linhas distritais, que foram substituídos por vans, e desde a última terça-feira (5), quando foram surpreendidos pela mudança, estão realizando manifestações.

Os moradores dos distritos de Matinha e Maria Quitéria, cerca de 150 pessoas, estão acampados desde a manhã de ontem (7) e por conta disso, os bairros da região norte da cidade, atendidos pela empresa, estão sem transporte coletivo. Os terminais Central, Norte e Sul  ainda estão fechados.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Para passar a noite em frente à garagem foi montado um toldo, e também uma fogueira.

“Além do apoio da zona rural temos o apoio de pessoas da zona urbana, que chegaram aqui trazendo alimento, água. Passamos a noite bem, mas não está melhor porque ainda não tivemos a resposta da empresa, e nem do governo municipal. Não deixamos sair nenhum ônibus e nenhum funcionário chegou aqui”, informou Ubiratan Fonseca, conhecido como Bira do Alecrim, um dos manifestantes.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os moradores pedem uma reunião com os representantes da empresa e o prefeito Colbert.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade (Arquivo)

O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo, em entrevista ao vivo no programa Acorda Cidade, informou que o governo municipal está buscando uma solução, mas que a retirada dos ônibus foi uma decisão unilateral da empresa, que já foi notificada. Ele lembrou, durante a entrevista, que participou de uma reunião de cerca de duas horas com os moradores na qual eles tiveram conhecimento da situação do transporte público na cidade. Saulo informou também que caso não haja uma solução, a prefeitura poderá contratar emergencialmente outra empresa, que esteja no cadastro reserva da última licitação.

Zona urbana

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Com os terminais Norte, Sul e Central fechados, pelo segundo dia consecutivo, os passageiros estão aguardando transporte na parte externa e gastando o dobro com passagem. Adailton Silva saiu bem cedo de casa para ir ao trabalho em um fábrica no conjunto George Américo e não estava sabendo que o ônibus para o local não estava passando. Ele reclamou que por conta dos terminais fechados, os passageiros são obrigados a pagar duas passagens, uma vez que não tem como fazer a integração fora do terminal.

"Os ônibus da São João estão rodando, mas quando chegamos em frente ao terminal somos despejados na rua, ficamos a mercê, cheguei 4h50 aqui”, disse.

O secretário Saulo informou também que foram disponibilizadas vans para os bairros afetados pela falta de ônibus. O serviço de mototáxi também está sendo uma opção para quem precisa dos ônibus da Rosa, porém os preços variam de R$ 10 a 20 reais pelo transporte individual.
 

Com informações dos repórteres Paulo José e Ed Santos do Acorda Cidade 

Leia também:

Transporte coletivo: terminais Norte, Sul e Central estão fechados

Em protesto, moradores da zona rural bloqueiam saída de ônibus da garagem da empresa Rosa

Moradores da zona rural vão recorrer ao Ministério Público para resolver situação do transporte coletivo

Passageiros fazem manifestação em frente à prefeitura contra a precariedade do transporte público na zona rural

Passageiros fecham terminal contra substituição de ônibus por vans em linhas distritais

Fotos: Paulo José/Acorda Cidade

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT), esclarece que as 10 linhas distritais que deixaram de ser atendidas pelas concessionárias de transporte público urbano serão operadas, temporariamente, por vans e micro-ônibus do Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar (STPAC) a partir de hoje, 5.

A SMTT informa, também, que em nenhum momento o Poder Público Municipal autorizou a retirada de veículos do Sistema Integrado de Transporte que atendem a zona rural.

As concessionárias já foram notificadas administrativamente para que restabeleçam o serviço de transporte público nos distritos e localidades de São José, Carro Quebrado, Candeal I e Candeal II, Candeia Grossa, KM 13 e Mantiba.

Ainda, todas as medidas jurídicas estão sendo tomadas por parte da Procuradoria Geral do Município.

05 de maio de 2020.

Ascom SMTT

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA SOBRE O TRANSPORTE DISTRITAL


A EMPRESA DE ÔNIBUS ROSA LTDA vem perante à população esclarecer o seguinte:

I – O edital da concorrência pública 04/2.015, NO QUAL FORAM CONTRATADAS AS EMPRESAS ROSA E SÃO JOÃO, NÃO PREVIA A EXISTÊNCIA DO SERVIÇO DE TRANSPORTE ALTERNATIVO NA CIDADE.

II – A Prefeitura de Feira de Santana, em janeiro de 2.018, ACHOU POR BEM REALIZAR licitação do Serviço de Transporte Público Alternativo e Complementar (STPAC) – concorrência nº 68/2.017 e passar a execução das linhas distritais para o permissionários.

III – Pelo edital e pela lei, o atendimento aos distritos e zona rural é exclusivo do STPAC, pois as linhas estabelecidas do STPAC não poderão ser coincidentes ou concorrer com as linhas do Serviço Convencional de Transporte Público.

IV – As empresas já haviam alertado, inúmeras vezes, que manter as concessionárias nas linhas rurais e distritais afronta o art. 18 da Lei Complementar 112/18:

“O Transporte Público Alternativo Complementar é a modalidade não concorrente ao transporte público coletivo, destinado às áreas não atendidas pelo transporte público coletivo, exclusivamente em distrito e zona rural, com tarifas e veículos diferenciados.”

V – Os próprios permissionários do STPAC reclamaram junto à Prefeitura e ao Ministério Público da atuação das empresas nos distritos e zona rural da cidade.

VI – As Concessionárias estão, desde fev/março de 2.019, alertando a Prefeitura e o Ministério Público da ilegalidade de sua permanência nos distritos e zona rural.

VII – Nas últimas semanas todos fomos surpreendidos pelos devastadores efeitos da pandemia causado pelo Covid-19. Houve uma enorme queda de passageiros e as receitas das concessionárias não são suficientes para manter o serviço convencional.

VIII – As empresas não tem receitas ou outra alternativa senão focar suas atividades na manutenção do transporte público coletivo urbano da cidade.

IX – Concluída a licitação do STPAC, cabe à Prefeitura, através da SMTT, elaborar e detalhar os quadros de horário a partir de consultas às comunidades atendidas nos distritos e zona rural, de forma que as mesmas fiquem plenamente atendidas do serviço público.

X – Reafirmamos o Compromisso da Empresa de Ônibus Rosa que, dentro das possibilidades financeiras durante a pandemia, farão de tudo para manter a prestado do serviço de transporte urbano para atendimento da população Feirense.

Empresa Rosa – Feira de Santana, 6 de maio de 2020.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade