Feira de Santana

Passageiros fecham terminal contra substituição de ônibus por vans em linhas distritais

O protesto causou tumulto, aglomeração, e até a polícia precisou ser acionada.

05/05/2020 às 21h33, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Moradores da zona rural de Feira de Santana realizaram uma manifestação, na noite desta terça-feira (5), no Terminal Central. Eles fecharam o local e impediram a entrada dos ônibus em protesto a mudanças em dez linhas distritais. Segundo eles, ônibus foram tirados de circulação e foram substituídos por vans e micro-ônibus, sem aviso prévio.

“Como pode isso? tirou o transporte e nem teve a decência de comunicar os usuários. As vans que vão colocar vai dar para quem? Os idosos que têm passe livre e as demais pessoas que têm cartão social e de estudante vai fazer o que? Isso é uma vergonha uma falta de respeito”, informou uma moradora em contato com o Acorda Cidade. O protesto causou tumulto, aglomeração, e até a polícia precisou ser acionada.

A Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT) informou que em nenhum momento a prefeitura autorizou a retirada de veículos do Sistema Integrado de Transporte que atendem a zona rural e disse que vai tomar medidas judiciais a respeito. Informou também que as 10 linhas distritais que deixaram de ser atendidas pelas concessionárias de transporte público urbano deveria estar sendo operadas, temporariamente, por vans e micro-ônibus do Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar (Stpac) a partir desta terça-feira (Veja a nota de esclarecimento no final da matéria).

O fechamento atrasou os horários de ônibus de vários bairros. Gilvaneide Brito, moradora do conjunto Feira X, estava esperando ônibus próximo ao trabalho por quase duas horas quando resolver ir andando até o terminal e encontrou fechado. "Nem sei se esse ônibus vai chegar. Cheguei aqui e encontrei fechado, estamos aqui aguardando”, disse a passageira em frente ao terminal.

A moradora do bairro Campo do Gado Novo, Daiane Cruz disse estava aguardando o transporte por mais de uma hora e também reclamou da manifestação. “Fui ao trabalho às 6h da manhã e agora numa hora dessas, querendo ir para casa, com sacola na mão, meu filho em casa sem tomar café, e eu aqui”, reclamou a outra passageira que estava sem dinheiro para pegar um transporte por aplicativo ou táxi.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT), esclarece que as 10 linhas distritais que deixaram de ser atendidas pelas concessionárias de transporte público urbano serão operadas, temporariamente, por vans e micro-ônibus do Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar (STPAC) a partir de hoje (5).

A SMTT informa, também, que em nenhum momento o Poder Público Municipal autorizou a retirada de veículos do Sistema Integrado de Transporte que atendem a zona rural. As concessionárias já foram notificadas administrativamente para que restabeleçam o serviço de transporte público nos distritos e localidades de São José, Carro Quebrado, Candeal I e Candeal II, Candeia Grossa, KM 13 e Mantiba.

Ainda, todas as medidas jurídicas estão sendo tomadas por parte da Procuradoria Geral do Município.

05 de maio de 2020.

Ascom SMTT

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade 

Leia também:

Empresas de ônibus vão demitir 293 rodoviários em Feira de Santana, informa sindicato

Transporte público: uso de passes estudantil e livre terá horário restringido

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade