Acorda Cidade - Dilton Coutinho

26 de Janeiro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Variedades

Todas as notícias
Publicado em 05/05/2020 08h22.

Médica Veterinária da UniFTC afirma que pets não transmitem Coronavírus

Live da professora Cleusa Maria sobre convívio com animais atraiu estudantes e donos de pequenos animais
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

As mudanças na prática pedagógica, com o uso de ferramentas tecnológicas nesse período de pandemia do Coronavírus, têm sido fundamentais para a preservação da qualidade nos conteúdos disponibilizados para os estudantes da UniFTC Feira de Santana. As ações inovadoras abrangem todas as áreas e quinta-feira (30) foi a vez de Medicina Veterinária comandar uma live sobre o convívio com os pets durante o isolamento social, como parte do projeto “Todo dia é dia de live”.

De forma didática, mas ao mesmo tempo leve e descontraída, a professora Cleusa Maria Carneiro Deiró fez uma explanação precisa sobre a situação dos pequenos animais, especialmente cães e gatos, respondeu questionamentos e jogou por terra os mitos acerca da possibilidade dos pets transmitirem o vírus da Covid - 19. “Não há evidência científica de que os pets tenham transmitido o Coronavírus aos seus tutores”, afirmou a médica veterinária.

Alertando para os riscos dos extremos, que faz com eu alguns animais sejam excessivamente tratados e outros negligenciados, Cleusa Maria disse que devido à mudança de rotina eles podem adoecer, pois passaram a viver em clima de estresse, o que leva à baixa imunidade. Segundo ela, assim como as pessoas, os animais também ficam com o psicológico abalado com essa mudança repentina de modelo de vida. “Uns só dormem, outros engordam e, no caso dos cães, têm reduzidas até as saídas diárias de casa”, exemplificou.

A propósito da saída de cães, a professora advertiu para a questão da higienização no retorno, principalmente das patas e focinhos, com água e sabão, “nunca com álcool gel”, conforme enfatizou. Dentre os cuidados nesse período está evitar levar os animais ao pet shop para banho ou tosa e, em caso de doença, avaliar a real necessidade de levar ao veterinário. “O momento é de proteção e cuidado, tanto com os animais quanto com os seus tutores”, sinalizou Cleusa Maria, repudiando a atitude que considerou “grave e cruel” de abandono dos pets nas ruas.

“Mesmo que o animal tenha o vírus, eles não transmitem para o humano”, reafirmou Cleusa Maria , lembrando que o primeiro caso de cão diagnosticado com a Covid -19 foi em Hong Kong, tinha 17 anos de vida (considerado idoso) e uma série de problemas renais e cardíacos. Morreu três dias depois do diagnóstico. O segundo caso foi um pastor alemão. “Em ambas situações o tutor tinha Covid - 19”, informou a médica veterinária.

Todo dia é dia de live na UniFTC

A transmissão online feita pela professora Cleusa Maria Carneiro Deiró faz parte da programação de lives que estão sendo oferecidas diariamente pela Rede UniFTC. Através do projeto Todo Dia é Dia de Live, a instituição e está trazendo docentes de todas as áreas para abordar temas relativos à pandemia a partir de perspectivas diversas.

As lives acontecem de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados, na página oficial da instituição no Instagram - @uniftc. Confira a programação completa do mês de maio em: https://www.uniftc.edu.br/todo-dia-e-dia-de-live-confira-a-programacao-de-maio/
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Pandemia

Especialistas recomendam cuidado com festas de fim de ano

Saiba o que fazer para reduzir os riscos ao máximo

Metas para 2021

5 dicas para planejar a carreira para 2021

Traçar metas e objetivos podem ser os diferenciais para quem almeja outros rumos profissionais para o ano que...

Decoração natalina: confira dicas para enfeitar sua casa gastando pouco
Decoração

Decoração natalina: confira dicas para enfeitar sua casa gastando pouco

Guirlandas são um opção para as pessoas que não gostam ou não tem árvore de natal.

Vídeo

Rodoviários não aceitam proposta das empresas de ônibus e paralisam as atividades nesta terça-feira (26) Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram