Saúde

Com poucos leitos de UTI na rede municipal, prefeito diz que avalia contratações com a rede privada

Apenas 17 leitos são da rede pública municipal que foram disponibilizados para tratamento aos pacientes da Covid-19.

04/05/2020 às 15h50, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva, em entrevista concedida ao Acorda Cidade na manhã desta segunda-feira (4), informou que a cidade conta com um total de 152 leitos públicos e privados de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e desse total, apenas 17 leitos são da rede pública municipal que foram disponibilizados para tratamento aos pacientes da Covid-19. Colbert considerou 17 um número pequeno e afirmou que avalia, assim como outros prefeitos de outras cidades do Brasil, a contratação de mais leitos com a rede privada.

Leia também: Superlotação no Clériston Andrade é indício de desrespeito a recomendação para ficar em casa e preocupa, segundo diretor

Ele informou que há ainda os leitos do Hospital Mater Dei que têm parceria com o estado que estão em fase de conclusão e os 10 leitos disponibilizados pelo Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) que ainda não foram liberados. Ele frisou que até o momento, os pacientes que testaram positivo para a doença e precisaram de internamento, estes ficaram internados em unidades particulares.

Segundo Colbert, embora a quantidade de leitos da rede municipal de saúde seja pequena, outra questão que a prefeitura avalia é sobre os profissionais que irão trabalhar nestes leitos. Ele disse que é preciso que haja um treinamento específico a equipe de saúde.

“Não é questão de ter 10 ou 17 leitos ou 50 leitos, quem opera esses leitos? Não é o médico. Eu tenho informações sobre as UTIS, trabalhei 19 anos em UTI, conheço muito bem esse trabalho. Mas, tem muita gente não tem esse treinamento de controle de respirador. Não é uma coisa simples, essas mudanças não são simples de serem feitas, essas adaptações também não são, então para você encontrar o pessoal especializado, enfermeiras especializadas, enfermeiros, técnicos, a gente não encontra. Então não é somente ter a quantidade, é ter a quantidade de pessoas que possam operar esse tipo de equipamento”, declarou.

Colbert relatou que os profissionais que atuam em salas vermelhas de unidades de saúde, e em Unidades de Pronto Atendimento têm o treinamento necessário e que a prefeitura vai ampliar esse trabalho.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade