Acorda Cidade - Dilton Coutinho

26 de Outubro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Moda e Beleza

Todas as notícias
Publicado em 02/05/2020 17h14.

Saúde da Pele em tempos de coronavírus: o que muda nos cuidados diários?

Dermatologista do Sistema Hapvida ensina como recuperar e proteger áreas mais expostas.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Saúde da Pele em tempos de coronavírus: o que muda nos cuidados diários?
Foto: Divulgação/Hapvida

Acorda Cidade

A partir das indicações de prevenção indicadas pela Organização Mundial de Saúde para o enfrentamento da Covid-19 nos últimos meses, o contato frequente com produtos de limpeza e higiene aumentou. Apesar de gerar resultados positivos na prevenção da doença, a utilização dessas substâncias também gera danos e possíveis lesões na pele.

Para que as orientações dos órgãos de saúde continuem sendo aplicadas, sem prejuízos à saúde, sobretudo das mãos, a dermatologista do Sistema Hapvida, Michele Moreno, alerta sobre os cuidados a serem tomados e ensina como realizar a recuperação das áreas mais expostas.

De acordo com a especialista, com o constante uso de substâncias abrasivas, como água sanitária, detergentes e álcool em gel fator 70%, nossa pele entra em um processo de perda da proteção causada pela agressão direta dos produtos.

“Por não estar preparada para a quantidade excessiva de substâncias que está sendo exposta, a camada de lubrificação da pele é rompida, deixando a barreira cutânea mais exposta e propensa a rupturas, gerando dores, aspecto ressecado e facilidade de descamação da superfície”, detalha.

O constante uso das substâncias químicas pode gerar também problemas a longo-prazo, como o possível desenvolvimento de alergias. Michele explica que nesses casos, a Dermatite de Contato surge enquanto reação inflamatória da pele, podendo se apresentar de forma irritativa, causada por produtos como sabonetes, detergentes, solventes e outras substâncias; e, a alérgica que surge após repetidas exposições a um produto, podendo demorar de meses a anos para ser identificada.

Para pessoas que já apresentam essas alergias relacionadas a pele, o indicado é optar sempre por substâncias hipoalergênicas. “As pessoas alérgicas são as que mais sofrem nesse momento. No geral, elas já sabem o que as causam alergias e o aconselhável é evitar esses produtos, além de lavar as mãos logo após a exposição a substâncias irritativas”, explica a dermatologista. Em ambos os casos, de desenvolvimento de alergias ou de alergias já identificadas, o ideal é buscar um especialista para que ele avalie a dermatite e indique a medicação correta.

Outra área do corpo que requer atenção redobrada no que diz respeito a prevenção contra a Covid-19 e a saúde da pele é o rosto, sobretudo por ser uma área que acumula impurezas. A dermatologista indica que a lavagem duas vezes ao dia para a higienização dessa região é suficiente. Caso seja necessária uma maior frequência devido ao uso de maquiagem, excesso de oleosidade ou sujeira, o aconselhado é utilizar soluções de limpeza que removem impurezas e, principalmente, que preservam a barreira cutânea.

Recuperação e cuidados

Apesar da importância da continuidade no uso dos produtos químicos para evitar um alto contágio do coronavírus, a recuperação da superfície da pele é possível. Para isso, Michele destaca que a hidratação é fundamental. “O ideal é passar um creme hidratante pelos menos 3 ou 4 vezes ao dia depois da lavagem das mãos”, indica.

A especialista lista ainda outras medidas efetivas para a saúde da pele, as quais estão relacionadas com a alimentação correta e ingestão diária de água. Evitar o uso excessivo de sabonetes e buchas, optar por banhos mais gelados e não se expor excessivamente ao sol também contribuem para os cuidados com a derme.   

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Tie Dye deve ser usado com bom senso, alerta especialista
Estilo

Tie Dye deve ser usado com bom senso, alerta especialista

Especialista em moda alerta para as harmonizações de cores e estilos da tendência do momento.

Cabelo danificado: saiba quais tratamentos buscar no salão
Beleza

Cabelo danificado: saiba quais tratamentos buscar no salão

Apesar dos produtos para uso caseiro trazerem saúde aos fios, em casos graves de dano é necessário procurar...

Quais serão as tendências de moda no cenário pós-pandemia?
Moda

Quais serão as tendências de moda no cenário pós-pandemia?

Confira como a pandemia causada pelo novo coronavírus influenciou o setor da moda

Vídeo

Entrevista com o candidato a prefeito de Feira de Santana, Roberto Tourinho (PSB) Veja mais Vídeos ›

Podcast

Entrevista com o candidato a prefeito de Feira de Santana, Roberto Tourinho (PSB)
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram