Acorda Cidade - Dilton Coutinho

28 de Maio de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Moda e Beleza

Todas as notícias
Publicado em 02/05/2020 17h14.

Saúde da Pele em tempos de coronavírus: o que muda nos cuidados diários?

Dermatologista do Sistema Hapvida ensina como recuperar e proteger áreas mais expostas.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Saúde da Pele em tempos de coronavírus: o que muda nos cuidados diários?
Foto: Divulgação/Hapvida

Acorda Cidade

A partir das indicações de prevenção indicadas pela Organização Mundial de Saúde para o enfrentamento da Covid-19 nos últimos meses, o contato frequente com produtos de limpeza e higiene aumentou. Apesar de gerar resultados positivos na prevenção da doença, a utilização dessas substâncias também gera danos e possíveis lesões na pele.

Para que as orientações dos órgãos de saúde continuem sendo aplicadas, sem prejuízos à saúde, sobretudo das mãos, a dermatologista do Sistema Hapvida, Michele Moreno, alerta sobre os cuidados a serem tomados e ensina como realizar a recuperação das áreas mais expostas.

De acordo com a especialista, com o constante uso de substâncias abrasivas, como água sanitária, detergentes e álcool em gel fator 70%, nossa pele entra em um processo de perda da proteção causada pela agressão direta dos produtos.

“Por não estar preparada para a quantidade excessiva de substâncias que está sendo exposta, a camada de lubrificação da pele é rompida, deixando a barreira cutânea mais exposta e propensa a rupturas, gerando dores, aspecto ressecado e facilidade de descamação da superfície”, detalha.

O constante uso das substâncias químicas pode gerar também problemas a longo-prazo, como o possível desenvolvimento de alergias. Michele explica que nesses casos, a Dermatite de Contato surge enquanto reação inflamatória da pele, podendo se apresentar de forma irritativa, causada por produtos como sabonetes, detergentes, solventes e outras substâncias; e, a alérgica que surge após repetidas exposições a um produto, podendo demorar de meses a anos para ser identificada.

Para pessoas que já apresentam essas alergias relacionadas a pele, o indicado é optar sempre por substâncias hipoalergênicas. “As pessoas alérgicas são as que mais sofrem nesse momento. No geral, elas já sabem o que as causam alergias e o aconselhável é evitar esses produtos, além de lavar as mãos logo após a exposição a substâncias irritativas”, explica a dermatologista. Em ambos os casos, de desenvolvimento de alergias ou de alergias já identificadas, o ideal é buscar um especialista para que ele avalie a dermatite e indique a medicação correta.

Outra área do corpo que requer atenção redobrada no que diz respeito a prevenção contra a Covid-19 e a saúde da pele é o rosto, sobretudo por ser uma área que acumula impurezas. A dermatologista indica que a lavagem duas vezes ao dia para a higienização dessa região é suficiente. Caso seja necessária uma maior frequência devido ao uso de maquiagem, excesso de oleosidade ou sujeira, o aconselhado é utilizar soluções de limpeza que removem impurezas e, principalmente, que preservam a barreira cutânea.

Recuperação e cuidados

Apesar da importância da continuidade no uso dos produtos químicos para evitar um alto contágio do coronavírus, a recuperação da superfície da pele é possível. Para isso, Michele destaca que a hidratação é fundamental. “O ideal é passar um creme hidratante pelos menos 3 ou 4 vezes ao dia depois da lavagem das mãos”, indica.

A especialista lista ainda outras medidas efetivas para a saúde da pele, as quais estão relacionadas com a alimentação correta e ingestão diária de água. Evitar o uso excessivo de sabonetes e buchas, optar por banhos mais gelados e não se expor excessivamente ao sol também contribuem para os cuidados com a derme.   

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Isolamento social

Pessoas estão lavando menos os cabelos e comportamento aumenta as chances de queda capilar

Para amenizar o problema, especialista traz dicas que vão desde a higienização diária dos cabelos até a u...

Higiene dos pincéis de maquiagem é importante para a saúde e duração dos produtos na pele
Beleza

Higiene dos pincéis de maquiagem é importante para a saúde e duração dos produtos na pele

A maquiadora expert, Priscilla Pêgo, dá dicas de como cuidar dos pincéis e esponjas de maquiagem

Com máscara, o foco é nos olhos mas especialista alerta sobre os cuidados do uso de maquiagem nas pálpebras
Moda e Beleza

Com máscara, o foco é nos olhos mas especialista alerta sobre os cuidados do uso de maquiagem nas pálpebras

Máscara obrigatória esconde o sorriso mas realça os olhos.

Vídeo

Auxílio emergencial: filas tranquilas em agências da Caixa neste feriado antecipado de São João Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram