Culinária

Aprenda a fazer uma pizza clássica em casa

Quer comer pizza e está com disposição para cozinhar? Confira essa receita deliciosa.

23/04/2020 às 11h13, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A pizza é um dos pratos mais ecléticos de todos. Tanto a massa – que pode ser fina ou grossa, recheada ou simples –, quanto o recheio – que pode ser praticamente qualquer coisa –, são completamente personalizáveis, se adequando ao gosto da maioria dos fregueses.

Para os dias mais corridos ou quando a vontade é imediata, basta entrar em algum aplicativo de delivery, como o iFood, ou até mesmo pelo Google Maps, e digitar comandos como “restaurantes
perto de mim”
 para conseguir uma pizza de ótima qualidade. Mas, em dias tranquilos, quando há tempo para cozinhar uma receita um pouco mais complexa, cozinhar em casa é um ótima opção, economizando dinheiro e investindo em um momento de relaxamento e descontração com a família ou os amigos.

Aprenda a fazer pizza em casa

O primeiro passo para fazer pizza em casa é aprender a preparar sua própria massa. Existem muitas receitas diferentes disponíveis, com óleo, manteiga e até leite. A base da massa clássica, entretanto, é simples, consistindo em uma mistura de água, azeite, farinha e fermento.

Para fazer a massa tradicional, você vai precisar de 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco, 2 colheres (chá) de açúcar, 2 colheres (chá) de sal, 2 1⁄2 xícaras de água morna, 6 xícaras de farinha de trigo, 1/4 de xícara de azeite, farinha de trigo para polvilhar a bancada e azeite para untar.

Misture o fermento, o açúcar e a água morna e mexa bem para dissolver. Reserve a mistura em temperatura ambiente até ela espumar – em torno de cinco minutos. Em outra tigela, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro da mistura. Despeje a mistura de fermento que estava reservada no buraco. Adicione o azeite e misture com a ajuda de uma espátula, apenas para incorporar todos os ingredientes. Para sovar a massa, utilize uma batedeira com ganho ou as mãos. Bata a massa até ela descolar das laterais da tigela. Quando a massa chegar a esse ponto, coloque duas colheres de azeite e cubra com plástico-filme.

Deixe a massa descansar por cerca de uma hora ou até ela dobrar de tamanho. Polvilhe uma bancada com farinha de trigo e abra a massa sobre ela. Esta receita rende quatro porções. Recheie a pizza com os ingredientes de sua preferência e leve para assar em forno preaquecido
a 200 graus por 15 minutos. Sirva em seguida.

Recheie sua pizza

Com a massa pronta, antes de colocar tudo no forno para assar, é necessário escolher um recheio. Uma das opções mais clássicas e populares é a marguerita, que demanda poucos ingredientes. No Brasil, a calabresa é uma das mais pedidas, e pode ser uma boa escolha para quem gosta desse tipo de pizza. Os recheios doces também são apreciados, contando com o tradicional chocolate e até alguns tipos de frutas.

Para o recheio de marguerita, você vai precisar de 1 cebola picada, 1 dente de alho picado, azeite de oliva, 1 lata de tomate pelado, sal e pimenta a gosto, 200 g de queijo mussarela, 2 tomates cortados em rodelas, folhas de manjericão e orégano a gosto.

Em uma panela, refogue a cebola e o alho com azeite. A seguir, acrescente o tomate pelado e tempere com o sal e a pimenta – misture bem e deixe cozinhar até atingir a consistência de molho. Na hora de montar a pizza, regue a massa com o molho de tomate preparado, acrescente a mussarela, as rodelas de tomate, o manjericão e o orégano. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade