Saúde

'Este vírus estará conosco por um longo tempo', alerta diretor da OMS

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da entidade, alertou que a maioria dos países ainda está na fase inicial da pandemia.

22/04/2020 às 16h02, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou nesta quarta-feira (22) que a maioria dos países ainda está na fase inicial da pandemia do novo coronavírus – e que ela ainda deve durar "um longo tempo".

"Não se enganem: temos um longo caminho a percorrer. Este vírus estará conosco por um longo tempo", alertou Tedros.

"A maioria das epidemias na Europa Ocidental parece estável ou em declínio. Embora os números sejam baixos, vemos preocupantes tendências ascendentes na África, América Central e do Sul e Europa Oriental. A maioria dos países ainda está nos estágios iniciais de suas epidemias", disse o diretor-geral.

Tedros acrescentou que há países que foram afetados no início da pandemia que, agora, estão tendo ressurgimento de casos, mas não especificou quais.

"Um dos maiores perigos que enfrentamos agora é a complacência", alertou o diretor-geral.

"Não há dúvida de que as ordens de ficar em casa e outras medidas de distanciamento físico suprimiram a transmissão com sucesso em muitos países. Mas esse vírus continua extremamente perigoso", disse Tedros.

"As primeiras evidências sugerem que a maioria da população do mundo permanece suscetível. Isso significa que epidemias podem facilmente ressurgir", alertou.

Mais casos na América do Sul, Central e na África

Os especialistas da OMS destacaram a "tendência de aumento" de casos na América do Sul, Central e no continente africano.

"Tivemos um aumento de quase 250% no número de casos no Sudão na última semana. Na Somália, quase 300%. E em muitos outros países, como Tanzânia, Mali, Congo, Gabão, Guiné Equatorial, Cabo Verde e Eritreia, aumentos de mais de 100% na última semana. Em outros países na África, o número de casos aumentou entre 30% e 90%", ressaltou o diretor de emergências da OMS, Michael Ryan.

"Estamos no começo na África. Eu acredito que com um foco em preparação, em vigilância, em mobilização de comunidades e sem dúvidas uma capacidade de inovação para a ciência na África, podemos evitar o pior dessa pandemia", disse.
"Existem tendências de aumento em termos de números de casos em vários países da América Central e do Sul. E claro que isso é uma preocupação", disse Maria van Kerkhove, líder técnica do programa de emergências da OMS.

"O que estamos vendo é que uma vez que vírus tenha oportunidade de se fixar e ser transmitido entre as pessoas, se medidas não forem adotadas, então pode se espalhar muito, muito rápido. E você vê casos dobrando a cada 3 ou 4 dias, o que é incrivelmente rápido", declarou van Kerkhove.

Fonte: G1/Bem Estar

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade