Quarentena

Dicas de como se organizar em meio à pandemia do coronavírus

Veja como os serviços digitais podem facilitar as relações de trabalho, tornando-as mais eficientes e funcionais. Mantenha as contas e contratos em dia, sem sair de casa.

16/04/2020 às 17h14, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o mundo estava vivendo uma pandemia. O novo coronavírus, conhecido como Sars-Cov-2, causa uma doença infecciosa de rápida propagação chamada Covid-19.

Comércio fechado, ruas vazias, apenas serviços essenciais funcionando — este é o novo cenário na maior parte dos países. Para manter os negócios em dia, muitos empresários estão usando ferramentas digitais, que permitem realizar atividades sem quebrar o isolamento.

Veja como a situação está evoluindo: na época da declaração, 114 países tinham casos confirmados, 118 mil infectados e mais de quatro mil mortes. Depois de mais de uma mês, o cenário está bem diferente. O número de infectados está próximo aos dois milhões e as mortes já ultrapassam a casa dos 100 mil.

Os números ajudam a mostrar como o contexto é inédito nos tempos modernos. Nesse sentido, muitos especialistas afirmam que o mundo pós-pandemia não será o mesmo. A maneira como o trabalho é realizado e os hábitos de consumo são praticados representam algumas das áreas que devem apresentar as maiores mudanças.

Apesar de serem forçadas, as transformações do período não podem ser negadas. Empresários estão precisando reinventar seus negócios, criando possibilidades de trabalhos remotos e utilizando a tecnologia a seu favor o máximo possível.

Se, antes, alguns eram resistentes a opção do home office, hoje, ela se tornou a melhor escolha. Quem não quer parar o empreendimento, precisou solicitar a ajuda da equipe de TI e proporcionar condições favoráveis para que os funcionários possam trabalhar sem sair de casa.

Além disso, estruturar as equipes para agir de maneira produtiva e funcional foi, e ainda está sendo, uma missão para os gestores. Percebe-se uma reorganização da dinâmica trabalhista para que seja possível sobreviver aos dias de pandemia.

A tecnologia está se mostrando uma forte aliada. Além de facilitar reuniões por meio de aplicativos de chamada de vídeo, serviços digitais são fundamentais para manter as obrigações financeiras em dia. Outra forma para evitar o contato entre as equipes são os contratos digitais que podem ser firmados à distância.

Pensando nisso, separamos algumas ferramentas que facilitam a vida de quem trabalha no setor financeiro da empresa. Veja como manter as atividades em dia, sem precisar se expor ao novo coronavírus.

Aplicativos e Internet Banking

Apesar da pandemia, salários precisam ser acertados, assim como o aluguel e outras contas do empreendimento. Para facilitar as transações, os bancos estão indicando o uso de seus aplicativos para celular e a opção de Internet Banking. Dessa forma, é possível se manter em dia com as contas, sem se expor.

Para quem costuma deixar alguns pagamentos em débito automático, é possível mudar esse status por meio das plataformas. Isso porque, com as renegociações do período e suspensão de algumas contas, pode ser interessante fazer algumas alterações e ver o que é prioridade.

Se não era um costume usar os aplicativos ou a versão on-line do banco, talvez falte algum dado de acesso ou validação por parte do estabelecimento para navegar pelos dispositivos. Nesses casos, para evitar ir à instituição, é indicado utilizar o telefone para fazer as transações e tirar dúvidas.

Contrato digital

Em tempos de pandemia, além da suspensão de contratos e acordos feitos entre empregados e empregadores, há casos de contratações temporárias. Para formalizar essas relações de trabalho, o mais indicado é um contrato digital.

Essa é uma solução simples e prática que evita os trâmites burocráticos, como a ida ao cartório. Para fazer um contrato digital, basta seguir o mesmo modelo daqueles já praticados na empresa. A única diferença é que, para ele ter validade jurídica, é necessária a assinatura digital das partes envolvidas na negociação.

Plataformas de gerenciamento

Além de manter os pagamentos em dia e ter todos os contratos regularizados, uma das dificuldades dos gestores é acompanhar a produtividade da equipe. Isso pode acontecer, principalmente, nos casos em que o regime de home office era totalmente inexistente.

Algumas plataformas, como o Trello, ajudam a equipe a se organizar. É possível analisar o que já foi feito e o que ainda precisa ser realizado. As tarefas podem ser divididas de acordo com os projetos e basta identificar quem é responsável por cada etapa. Dessa forma, é muito mais fácil estar à par de tudo!

Quando o assunto é trabalho em equipe, outra solução que pode ser utilizada é a plataforma Slack. Com a missão ambiciosa de substituir os e-mails, o Slack define canais em que mensagens são trocadas. Cada um deles podem ser escolhido para um projeto específico.

Assim, todos que precisam saber das informações relacionadas àquele planejamento estarão sempre atualizados. Ele funciona como uma espécie de grupo privado em que os dados ficam armazenados e são mais fáceis de serem localizadas. Ou seja, o foco é ter uma comunicação mais eficiente.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade