Acorda Cidade - Dilton Coutinho

28 de Maio de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 13/04/2020 11h00.

Isto também passará

A frase escolhida foi esta: “Isto também passará”.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Um jovem, indicado para substituir o pai no trono, convocou um grupo de sábios para que lhe indicasse a melhor maneira de governar. Pediu também a eles que escolhessem uma frase que servisse como lema de todas as decisões. Centenas de frases foram indicadas, cada uma delas contendo parcelas da verdade. A frase escolhida foi esta: “Isto também passará”.

A VIDA de qualquer pessoa, geralmente, está repleta de surpresas e contradições. E o jovem rei deveria ter sempre presente a frase. Há momentos de glória, e ela traz a auto-suficiência. Cuidado, isto também passará. Depois podem acontecer momentos de perplexidade e desânimo, onde nada dá certo. E a frase vem levantar o ânimo: Isto também passará.

E A EXPERIÊNCIA de cada dia confirma isso. E muitos se dão conta da frase tarde demais. Napoleão, imperador da Europa, na solidão da ilha Santa Helena, ficou sabendo que sua glória havia passado. Stalin, que tinha em suas mãos o maior poder da história, percebeu que isto também passava. Onde estão muitos “reis” e “coronéis” poderosos do Brasil e da Bahia?

NO RITUAL da proclamação de um Papa, é queimado um feixe de palhas, com a advertência: assim passa a glória do mundo. Passam os impérios, passa a beleza física, a saúde, a doença, passa a primavera, passa o riso, passam as lágrimas, passam o sucesso e a derrota, passa a glória... Passam os bons e maus momentos.

A CERTEZA desta lógica ajuda a enfrentar os maus momentos, porque estes passam. E ajuda a evitar a euforia, porque os bons momentos também passam. A humildade no sucesso e a coragem nas horas difíceis fazem parte da arte de viver. O próprio Jesus passou por esses momentos. Após a multiplicação dos pães, quiseram proclamá-lo rei e foi aclamado nas ruas de Jerusalém. Também foi perseguido e morreu, com serenidade, na cruz. Mas a morte também passou.

TUDO PASSA. Ou melhor: quase tudo. Há uma realidade que não passa. E Jesus, com autoridade divina, garantiu: “Passará o céu e a terra, mas minha Palavra não passará” (Lc. 21,33). Isto abre um novo horizonte: a busca das coisas definitivas, que não passam: a Palavra, de Deus, o projeto de Jesus e os Mandamentos. Quem acredita e vive essas verdades será feliz nessa vida e depois da morte..

Dom Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano
[email protected]

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Artigo

Por que Deus permite?

O silêncio de Deus nos incomoda, nos assusta. Ele permite as conseqüências das ações do próprio homem.

Crônica

O Pai Nosso

Cinco são os pedidos da oração do Pai Nosso apresentado pelo Evangelista Lucas.

Artigo

A mãe manda em Deus

Celebra-se o Dia das Mães como forma de expressar todo o carinho para com aquela que gera e multiplica a vida...

Vídeo

Auxílio emergencial: filas tranquilas em agências da Caixa neste feriado antecipado de São João Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram