Acorda Cidade - Dilton Coutinho

06 de Junho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Mundo do trabalho

Todas as notícias
Publicado em 11/04/2020 09h30.

No Dia da Engenharia, veja áreas não tão conhecidas da profissão

Engenharia deixou de ser uma profissão ligada apenas à construção de grandes edificações
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
No Dia da Engenharia, veja áreas não tão conhecidas da profissão
Foto: Divulgação/Educa Mais Brasil

Agência Educa Mais Brasil

Neste sábado, dia 11 de abril comemora-se o Dia da Engenharia. A data foi escolhida em homenagem ao Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, por sua atuação no Exército Brasileiro. Também conhecido como Patrono da Arma de Engenharia, o Tenente foi morto em 1866, atingido por uma bala de canhão durante uma batalha.

Com os atuais avanços da tecnologia, a Engenharia deixou de ser apenas uma profissão vista apenas por suas construções de grandes edificações, como também passou a ser aplicada em diferentes áreas de atuação. As Engenharias Elétrica, Civil, de Construção e Produção podem até ser mais conhecidas da população, mas a área possui uma vasta atuação.

O Educa Mais Brasil, plataforma que atua com o oferecimento de bolsas de estudo para diferentes modalidades da educação, listou alguns cursos de Engenharia que possuem direcionamentos bastante diferentes do que conhecemos. No site do Educa Mais, é possível conhecer muitas outras áreas, além de poder ter acesso a informações sobre bolsas com desconto de até 70% desconto e pré-matrícula a R$ 10.

Engenharia Mecatrônica
O campo da Engenharia Mecatrônica é uma área voltada à tecnologia e ao desenvolvimento de robôs e inteligência artificial, utilizados nos mais diversos segmentos desde grandes máquinas robóticas, presentes em fábricas de automóveis, até pequenas cafeteiras ou torradeiras, presentes no dia a dia das pessoas.

Engenharia de Sistemas
É a área da engenharia responsável por desenvolver e integrar sistemas de alta complexidade. Surgida em 1940, a engenharia de sistemas busca definir diferentes estratégias para os sistemas e adequá-los às necessidades dos usuários. O curso engenharia de sistemas propicia conhecimentos nas áreas de gestão e produção, além de fornecer conteúdos de computação e elétrica. O engenheiro de sistemas projeta, analisa e integra sistemas complexos, como equipamentos, dispositivos e plantas industriais.

Engenharia de Software
É a área voltada ao desenvolvimento de softwares e programas de computadores. O engenheiro de software também atua com a manutenção e adequação dos programas desenvolvidos aos processos de produção da empresa. O objetivo é aumentar o desempenho e a produtividade.

Engenharia da Qualidade
No mundo corporativo as informações e o conhecimento sobre o perfil do consumidor geram uma base para o planejamento estratégico. O profissional especializado em Engenharia da Qualidade é capaz de administrar as informações das organizações de maneira que venha alcançar melhores resultados. A Engenharia da Qualidade é responsável pela padronização, otimização e controle da qualidade dos processos realizados pelas organizações, visando obter as certificações, normas e especificações técnicas exigidas pelos órgãos de controle.

Engenharia da Manutenção
Esse é o campo da engenharia que busca garantir o bom funcionamento do maquinário, equipamentos e sistemas de uma empresa, visando a otimização dos processos e dos recursos. São atribuições da Engenharia da Manutenção: prevenir e identificar falhas, elaborar planos de manutenção, estudar as formas para melhorar a eficiência de peças e equipamentos, entre outros.

Engenharia de Agrimensura
O curso de Engenharia de Agrimensura é uma graduação de nível superior voltada à formação de profissionais habilitados a atuar tanto em âmbito urbano quanto rural. Ao longo dos cinco anos de graduação, o engenheiro é preparado para desenvolver plantas de obras de infraestrutura, saneamento, mobilidade, dentre outros segmentos. Em suas atividades diárias, o engenheiro utiliza diversos equipamentos como o GPS e o teodolito (instrumento de precisão para medir ângulos horizontais e ângulos verticais), inclusive, recebendo informações em tempo real via satélite.

Engenharia de Custos
A Engenharia de Custos é o ramo das Engenharias responsável por analisar e controlar os custos de uma obra, como o nome já sugere. Ela inclui aspectos como a concepção do empreendimento, viabilidade técnico-econômica, análises, diagnósticos, prognósticos e tudo o que envolve estimar, planejar e projetar os números relativos às etapas de uma obra. Essa área está diretamente ligada a diversas outras, como Gestão de Projetos, Gestão de Contratos, Planejamento, Licitação e Gestão Pública.

Engenharia Química
O engenheiro químico é responsável desenvolvimento e/ou fiscalização de qualidade industrial de inúmeros produtos, como alimentos, cosméticos, têxtil e outros. Além da graduação na área, o profissional precisa ser devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). A profissão de Engenheiro Químico é regulamentada no País desde 1933.
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Menos de 25% das ocupações no Brasil têm potencial de teletrabalho
Mundo do Trabalho

Menos de 25% das ocupações no Brasil têm potencial de teletrabalho

Desigualdades regionais também se refletem no trabalho remoto

Mundo do Trabalho

Psicóloga alerta para exaustão mental durante home office e dá dicas de como evitar

Segundo coordenadora do curso de Psicologia da Estácio, principais sintomas são cansaço constante, alta irr...

Maioria dos 'traders' estuda menos de um ano para investir no mercado financeiro
Mundo do Trabalho

Maioria dos 'traders' estuda menos de um ano para investir no mercado financeiro

Conteúdos gratuitos são fontes de conhecimento para parte dos profissionais, aponta pesquisa da Clear Corret...

Vídeo

Coletiva sobre ações da prefeitura para preservação do meio ambiente Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram