11 de abril

No Dia da Engenharia, veja áreas não tão conhecidas da profissão

Engenharia deixou de ser uma profissão ligada apenas à construção de grandes edificações

11/04/2020 às 09h30, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Agência Educa Mais Brasil

Neste sábado, dia 11 de abril comemora-se o Dia da Engenharia. A data foi escolhida em homenagem ao Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, por sua atuação no Exército Brasileiro. Também conhecido como Patrono da Arma de Engenharia, o Tenente foi morto em 1866, atingido por uma bala de canhão durante uma batalha.

Com os atuais avanços da tecnologia, a Engenharia deixou de ser apenas uma profissão vista apenas por suas construções de grandes edificações, como também passou a ser aplicada em diferentes áreas de atuação. As Engenharias Elétrica, Civil, de Construção e Produção podem até ser mais conhecidas da população, mas a área possui uma vasta atuação.

O Educa Mais Brasil, plataforma que atua com o oferecimento de bolsas de estudo para diferentes modalidades da educação, listou alguns cursos de Engenharia que possuem direcionamentos bastante diferentes do que conhecemos. No site do Educa Mais, é possível conhecer muitas outras áreas, além de poder ter acesso a informações sobre bolsas com desconto de até 70% desconto e pré-matrícula a R$ 10.

Engenharia Mecatrônica
O campo da Engenharia Mecatrônica é uma área voltada à tecnologia e ao desenvolvimento de robôs e inteligência artificial, utilizados nos mais diversos segmentos desde grandes máquinas robóticas, presentes em fábricas de automóveis, até pequenas cafeteiras ou torradeiras, presentes no dia a dia das pessoas.

Engenharia de Sistemas
É a área da engenharia responsável por desenvolver e integrar sistemas de alta complexidade. Surgida em 1940, a engenharia de sistemas busca definir diferentes estratégias para os sistemas e adequá-los às necessidades dos usuários. O curso engenharia de sistemas propicia conhecimentos nas áreas de gestão e produção, além de fornecer conteúdos de computação e elétrica. O engenheiro de sistemas projeta, analisa e integra sistemas complexos, como equipamentos, dispositivos e plantas industriais.

Engenharia de Software
É a área voltada ao desenvolvimento de softwares e programas de computadores. O engenheiro de software também atua com a manutenção e adequação dos programas desenvolvidos aos processos de produção da empresa. O objetivo é aumentar o desempenho e a produtividade.

Engenharia da Qualidade
No mundo corporativo as informações e o conhecimento sobre o perfil do consumidor geram uma base para o planejamento estratégico. O profissional especializado em Engenharia da Qualidade é capaz de administrar as informações das organizações de maneira que venha alcançar melhores resultados. A Engenharia da Qualidade é responsável pela padronização, otimização e controle da qualidade dos processos realizados pelas organizações, visando obter as certificações, normas e especificações técnicas exigidas pelos órgãos de controle.

Engenharia da Manutenção
Esse é o campo da engenharia que busca garantir o bom funcionamento do maquinário, equipamentos e sistemas de uma empresa, visando a otimização dos processos e dos recursos. São atribuições da Engenharia da Manutenção: prevenir e identificar falhas, elaborar planos de manutenção, estudar as formas para melhorar a eficiência de peças e equipamentos, entre outros.

Engenharia de Agrimensura
O curso de Engenharia de Agrimensura é uma graduação de nível superior voltada à formação de profissionais habilitados a atuar tanto em âmbito urbano quanto rural. Ao longo dos cinco anos de graduação, o engenheiro é preparado para desenvolver plantas de obras de infraestrutura, saneamento, mobilidade, dentre outros segmentos. Em suas atividades diárias, o engenheiro utiliza diversos equipamentos como o GPS e o teodolito (instrumento de precisão para medir ângulos horizontais e ângulos verticais), inclusive, recebendo informações em tempo real via satélite.

Engenharia de Custos
A Engenharia de Custos é o ramo das Engenharias responsável por analisar e controlar os custos de uma obra, como o nome já sugere. Ela inclui aspectos como a concepção do empreendimento, viabilidade técnico-econômica, análises, diagnósticos, prognósticos e tudo o que envolve estimar, planejar e projetar os números relativos às etapas de uma obra. Essa área está diretamente ligada a diversas outras, como Gestão de Projetos, Gestão de Contratos, Planejamento, Licitação e Gestão Pública.

Engenharia Química
O engenheiro químico é responsável desenvolvimento e/ou fiscalização de qualidade industrial de inúmeros produtos, como alimentos, cosméticos, têxtil e outros. Além da graduação na área, o profissional precisa ser devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). A profissão de Engenheiro Químico é regulamentada no País desde 1933.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade