Feira de Santana

Carnê do IPTU com novo formato é verdadeiro, esclarece prefeitura de Feira de Santana

Prefeitura desmente vídeo que está sendo compartilhado em redes sociais.

10/04/2020 às 06h24, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Um vídeo que circulou nas redes sociais, principalmente na quinta-feira (9), questionou de forma equivocada a autenticidade dos carnês do IPTU da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, enviado pelos Correios. A desconfiança se deu porque no início do mês passado estelionatários tentaram aplicar vários golpes enviando carnês falsos antes do período do envio da prefeitura (saiba mais aqui).

Foto: Reprodução (Carnê verdadeiro do IPTU 2020)

Ao ver que o carnê estava em novo formato, um contribuinte estranhou e gravou um vídeo dizendo que o carnê que recebeu é falso. Na gravação ele também mostra um carnê de 2019 afirmando que o carnê de 2020 tem o mesmo formato do ano passado e que ainda não estava sendo entregue.

Foto: Reprodução (Carnê verdadeiro do IPTU 2019, formato antigo)

O servidor municipal, Eduardo Peixoto, do setor de Tecnologia da Informação, divulgou um áudio posteriormente desmentindo as informações do vídeo e explicando que a mudança ocorreu para atender uma exigência dos Correios. “O carnê atual é esse mesmo, e por exigência dos Correios, os carnês vieram lacrados e precisamos mudar o formato. O vídeo que fizeram foi de boa fé e ele vai publicar um vídeo explicativo, porque ele se enganou. Eu faço isso desde 2002 e sei o que estou falando”, assegurou o funcionário da prefeitura.

O contribuinte que tiver dúvida sobre o seu IPTU pode verificar no site oficial sefaz.feiradesantana.ba.gov.br onde é possível, inclusive, imprimir do carnê caso ainda não tenha recebido.

Ainda na noite de quinta-feira a prefeitura publicou um esclarecimento em seu site garantindo que a informação sobre falsificação dos carnês é inverídica. Confira na íntegra:

É inverídica informação de falsificação de carnê do IPTU de Feira de Santana

Não procede a informação dada por um homem em vídeo, nas redes sociais dele, sobre possível irregularidade com carnês do IPTU 2020 da Prefeitura de Feira de Santana.

O esclarecimento está sendo feito pelo secretário municipal da Fazenda, Expedito Eloy. Ele lamentou o fato, por causar dúvidas improcedentes em relação ao documento.

O cidadão fez uma retratação por seu equívoco, publicou um áudio se desculpando, tirou o vídeo de suas redes sociais, mas outras pessoas já haviam copiado e o conteúdo ainda circula.

"Este é realmente o carnê do IPTU da Prefeitura de Feira de Santana. Não há absolutamente nada de errado. Mudou o formato, apenas isto", esclarece o secretário da Fazenda.

O IPTU 2020 tem data limite de pagamento previsto para o dia 15 deste mês. O secretário informa que quando eclodiu a crise do coronavírus no Brasil, os carnês já estavam impressos e sendo distribuídos.

"A propósito, devo informar a todos os contribuintes que uma parcela significativa da receita deste imposto cidadão, este ano, será investido em despesas que o Município está enfrentando em decorrência da Covid-19 e nada mais justo que assim seja", diz o titular da Fazenda.

O contribuinte que tiver dúvida sobre o seu IPTU pode recorrer ao site oficial sefaz.feiradesantana.ba.gov.br. Nesse canal é possível inclusive a impressão do carnê, para quem não tenha recebido.

Leia também:

Prefeitura mantém calendário do IPTU com vencimento em 15 de abril

Após reclamações sobre calendário de pagamento do IPTU, Colbert diz que vai analisar situação

Secretaria da Fazenda alerta para clonagem de cobrança do IPTU

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade