Feira de Santana

Pesca solidária retira quase 400 quilos de peixes no Parque da Lagoa

Sete entidades serão beneficiadas com os peixes.

09/04/2020 às 16h10, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

O Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira no bairro Baraúnas em Feira de Santana ficou movimentado na manhã desta quinta-feira (9) com a realização da 3ª edição da pesca solidária. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e consiste na pescaria de peixes para instituições sociais. Para realizar a pesca foram convidados 20 pescadores, além da equipe da secretaria.

O motorista Wesley dos Santos participou da pesca pela primeira vez e contou que ficou honrado em participar da ação social.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Foi a minha primeira vez pescando aqui e pra mim foi muito bom. Acabei de chegar o pesquei um peixe tilápia de quase 1,5kg”, disse.

O prefeito Colbert Martins da Silva afirmou que a pesca solidária desse ano aconteceu com o parque fechado em decorrência das orientações do isolamento social para a prevenção do contágio pelo coronavírus e contou com um número menor de pescadores. O grupo manteve a distância e na opinião de Colbert, ainda que possa ter pescado uma quantidade menor de peixes com relação aos anos anteriores, cumpriu seu objetivo solidário e o pescado chegará à mesa de quem mais precisa.

“Vamos distribuir o produto dessa pesca as instituições e esperamos que seja muito bom para que as pessoas sejam alimentadas. A Secretaria de Meio Ambiente coordenou essa ação e com muito respeito a criação de peixes do parque”, observou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O secretário de meio ambiente Arcênio Oliveira contou detalhes de como é feita a pesca solidária.
Na opinião dele, a ação é uma data significativa e uma oportunidade de exercer a solidariedade. Ele informou que entre os pescadores, algumas pessoas são do distrito de Ipuaçú e a pesca solidária é totalmente espontânea.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nessa situação de pandemia muitas entidades estão passando por dificuldades para preparar os alimentos. O pescado será uma forma de amenizar. Alguns pescadores que participaram já nos acompanham desde a primeira edição e tem boa vontade em ajudar”, ressaltou.

Pescador experiente há mais de 30 anos, o chefe de educação ambiental da prefeitura João Dias comentou sobre o valor nutricional do peixe. Para ele, o peixe é o alimento mais saudável do planeta e seus nutrientes são muito importantes para a saúde.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Na própria bíblia diz que Jesus alimentou as pessoas com o peixe in natura e o pão artesanal. Peixe é um alimento bom para a insônia. Contém selênio que previne câncer de próstata. O índice de câncer de próstata entre pescadores é muito baixo. O peixe tem sódio que ajuda a regular as glândulas da tireoide e o peixe de água salgada é rico em ômega 3. O de água doce tem ômega seis e é importante que as pessoas possam consumir os dois tipos”, explicou.

Sete entidades serão beneficiadas com os peixes. Associação de Apoio a Pessoa com Câncer (AAPC), Associação Feirense de Assistência Social (Afas), Lar do Irmão Velho, Orfanato Evangélico, Centro Social Monsenhor Jessé e também uma comunidade carente do distrito de Jaguara. Cerca de 400 quilos de peixe foram retirados do Parque da Lagoa.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade