Acorda Cidade - Dilton Coutinho

06 de Junho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Mundo do trabalho

Todas as notícias
Publicado em 07/04/2020 12h02.

Filhos e home office: como aliar as funções da casa e do trabalho?

A reorganização familiar em período de isolamento domiciliar também pede por conhecimento e aproximação
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Filhos e home office: como aliar as funções da casa e do trabalho?

Acorda Cidade

Nos últimos dias, a rotina de grande parte dos trabalhadores foi alterada. Os escritórios foram trocados pela mesa da casa e, para os pais, a programação de atividades escolares dos filhos e o lazer dos pequenos precisam ser encaixados nas tarefas diárias. Nesta nova configuração domiciliar, é necessário reorganizar toda a rotina para que nada deixe de ser realizado em meio a este cenário atípico.

Mesmo como grande uso da hashtag #fiqueemcasa, a rotina de trabalho não parou. O modelo Home Office, adotado pela maioria das empresas, por seguir o mesmo padrão de horários das atividades presenciais, faz com que as pessoas estejam disponíveis durante a maior parte do dia para as demandas profissionais, sobrando pouco tempo para a atenção aos filhos. Nesses casos, a psicóloga do Sistema Hapvida, Marta Érica Souza, explica que pensando que cada família tem uma proposta de organização é interessante conversar e explicar à criança que, em um dado momento, os pais terão que se ausentar para realizar um trabalho.

O ideal para esses pais que estão trabalhando dentro de casa, mas que se preocupam com o tempo livre dos filhos, é buscar alternativas para que as crianças se distraiam ou façam tarefas junto com eles, dividindo o mesmo espaço e a mesma mesa. “Bons exemplos são atividades que desafiam as crianças a pensarem, como uso de livro de atividades, pinturas, desenhos, atividades no tablet que imitem o trabalho dos pais e jogos de cognição”, detalha a especialista.

Marta explica ainda que, para além das obrigações de trabalho, outra alternativa encontrada pelos pais é a de reorganização da rotina familiar. O trabalho coletivo onde é possível abrir espaço para a contribuição de todos é uma excelente alternativa neste momento. Entretanto, tal postura requer alguns cuidados. “Cabe a cada membro familiar entender e respeitar a opinião de cada pessoa. É momento para termos cuidado com a singularidade e a fala do outro. Vamos dar oportunidade para a criança se expressar”, pondera a profissional.

O que também deve ser considerado é o momento de lazer entre os pais, jovens e os pequenos. Quebra-cabeça, jogos de cartas, cozinhar, desenhar são algumas das opções para entreter a todos. “O momento pede também o abandono dos eletrônicos e da televisão. A proposta é esquecer tudo o que está acontecendo e aproveitar o momento dentro de casa”, sugere a psicóloga Marta Souza.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Menos de 25% das ocupações no Brasil têm potencial de teletrabalho
Mundo do Trabalho

Menos de 25% das ocupações no Brasil têm potencial de teletrabalho

Desigualdades regionais também se refletem no trabalho remoto

Mundo do Trabalho

Psicóloga alerta para exaustão mental durante home office e dá dicas de como evitar

Segundo coordenadora do curso de Psicologia da Estácio, principais sintomas são cansaço constante, alta irr...

Maioria dos 'traders' estuda menos de um ano para investir no mercado financeiro
Mundo do Trabalho

Maioria dos 'traders' estuda menos de um ano para investir no mercado financeiro

Conteúdos gratuitos são fontes de conhecimento para parte dos profissionais, aponta pesquisa da Clear Corret...

Vídeo

Coletiva sobre ações da prefeitura para preservação do meio ambiente Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram