Acorda Cidade - Dilton Coutinho

20 de Outubro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 05/04/2020 08h38.

Presidente da Associação Comercial avalia fechamento do comércio e diz que situação é trágica e catastrófica

Alexandrino disse ao Acorda Cidade que o comércio está sem receita nenhuma e que não é somente a folha de pagamento dos funcionários que está comprometida.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Presidente da Associação Comercial avalia fechamento do comércio e diz que situação é trágica e catastrófica
Foto: Paulo José/Acorda Cidade (Arquivo)

Acorda Cidade

Com o comércio de Feira de Santana fechado há duas semanas, é grande a preocupação dos empresários do setor. Aguardando o posicionamento do prefeito Colbert Martins da Silva, que deve decidir nesta segunda (6) se mantém o comércio fechado ou se decreta a abertura, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, Marcelo Alexandrino, fez uma avaliação sobre a situação das empresas e sobre a possibilidade de desempregos. 

“A avaliação que faço do fechamento do comércio é trágica e catastrófica, seja o motivo qual for. Essas semanas de fechamento vão trazer sérias consequências de fluxo de caixa das empresas, diminuição da economia, o salário das pessoas está comprometido, os ambulantes estão com as receitas comprometidas, os autônomos, motoristas de aplicativos, vários profissionais que dependem da movimentação do comércio. Isso é muito dificultoso pra todos nós. Quando a economia para, tem umas consequências que a gente não sabe nem medir”, afirmou.

Alexandrino disse ao Acorda Cidade que o comércio está sem receita nenhuma e que não é somente a folha de pagamento dos funcionários que está comprometida. Mas também a energia, aluguéis, impostos, e citou, inclusive, que a categoria precisa ver a sensibilidade do governo, com relação aos impostos.

Ele defende a reabertura do comércio de Feira e afirma que isso deve ser feito de forma segura, olhando todos os aspectos da segurança sanitária, de forma gradativa, com horários reduzidos e com toda a situação de controle que a sociedade precisa.

“A situação das empresas é muito difícil, estamos vindo de um processo de recuperação financeira que já se arrasta há cinco anos, então já era uma situação difícil e agora acabou de piorar. Algumas empresas não tem recurso e nem tem fundo de caixa para poder suportar. Quanto tempo uma empresa consegue ficar sem faturamento e com uma despesa elevada? algumas já estão em dificuldade e vão ter que recorrer a bancos”, afirmou ao Acorda Cidade.

Além disso, ainda existe uma preocupação de como será o movimento quando o comércio reabrir. Marcelo Alexandrino destacou que é importante pensar nisso para poder evitar ao máximo o desemprego.

Desemprego

Em relação a questão dos empregos, Alexandrino afirmou que assegurar é muito difícil. Ele lembra que muitos empresários recorreram as férias coletivas num primeiro momento, mas que a situação é muito difícil, visto que em alguns segmentos a folha salarial significa mais de 50% do sistema operacional.

Medida provisória

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana comentou ainda sobre a medida provisória do governo federal, com uma série de medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública no país e da emergência em saúde pública decorrente da pandemia da covid-19.

“Ainda bem que saiu essa medida provisória e poderemos salvaguardar os empregos. As pessoas que poderão entrar em redução salarial e ter o salário complementado pelo seguro desemprego e as pessoas que possam também ficar com o contrato suspenso e ser amparado pelo seguro desemprego. Então o empregado não vai ficar desamparado e isso é muito importante. Essa medida é uma luz no fim do túnel”, destacou.

Leia também

Prefeito decide até dia 6 se determina abertura ou mantém comércio fechado

Entidades empresariais defendem abertura gradual do comércio de Feira de Santana

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Centro de Convivência Domingos Mincarone realizou durante a Semana do Idoso o Projeto Visita Amorosa
Feira de Santana

Centro de Convivência Domingos Mincarone realizou durante a Semana do Idoso o Projeto Visita Amorosa

Todos os cuidados para evitar aglomerações, foram tomados e os participantes do projeto fizeram uso dos equi...

Lei eleitoral: teste do BRT de Feira de Santana não será mais gratuito
Feira de Santana

Lei eleitoral: teste do BRT de Feira de Santana não será mais gratuito

A proposta inicial de gratuidade foi feita levando-se em conta a fase de testes

Obra da Embasa no calçadão da Sales Babosa é interrompida após prefeitura reclamar e prever  prejuízos
Feira de Santana

Obra da Embasa no calçadão da Sales Babosa é interrompida após prefeitura reclamar e prever prejuízos

Por meio de nota a Embasa explicou que entendeu de forma equivocada, que a prefeitura iria iniciar as obras na...

Vídeo

Entrevista com o candidato a prefeito de Feira de Santana, Orlando Andrade (PCO) Veja mais Vídeos ›

Podcast

Entrevista com o candidato a prefeito de Feira de Santana, Orlando Andrade (PCO)
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram