Bahia

Bahia tem 290 casos de coronavírus, 6 mortes e 63 pessoas recuperadas

Dentre os casos confirmados, 50,51% são do sexo masculino. 35 pessoas estão hospitalizadas.

03/04/2020 às 18h43, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Bahia registra 290 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 4,5% do total de casos notificados. A informação é da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Até o momento, 1913 casos foram descartados e houve seis óbitos (cinco residentes em Salvador, que apresentavam comorbidades associadas, e outro em Utinga). O caso do interior do estado estava como óbito suspeito e, após investigação, foi confirmada a causa da morte por Covid-19. Era um homem de 80 anos com doença cardíaca preexistente. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17h desta sexta-feira (3). Ao todo, 63 pessoas estão recuperadas e 35 encontram-se internadas.

Dentre os casos confirmados, 50,51% são do sexo masculino. A mediana de idade é 40 anos, variando de 6 meses a 95 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 23,88% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (3,66/100.000 hab.), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.

Diferente do que foi divulgado anteriormente, o município de Irecê não possui casos confirmados de Covid-19.A Sesab ressalta que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação

Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

As unidades de saúde devem realizar a coleta de amostras somente quando o caso suspeito de Covid-19 se enquadrar nos critérios abaixo:

1. Pacientes com sinais de gravidade, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados;

2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;;

3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;

4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;

5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas.

Distribuição espacial dos casos confirmados de Covid-19. Bahia, 2020

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade