Educação

Cursos de engenharias da Unef produzem protetores faciais para profissionais de saúde

A produção começou nesta segunda-feira (23), e segue de maneira permanente.

25/03/2020 às 15h49, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Buscando dar continuidade ao combate ao Coronavírus, os cursos de Engenharia da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana – Unef estão produzindo, através de impressora 3D, protetores faciais para os profissionais de saúde terem mais segurança enquanto batalham para cessar a proliferação do Covid-19.

Foto: Divulgação

A produção está sendo coordenada pelo Professor Mestre e coordenador do curso de Engenharia de Produção, Aldi Silva, sob supervisão do Professor Jeidson Marques, dentista e coordenador do curso de Odontologia, e da Professora Ivonete Maciel, também docente dos cursos de Engenharia da IES.

O Professor Jeidson Marques comenta sobre a importância de mais pessoas assumirem a responsabilidade e iniciarem também essa produção. "A Unef tem um laboratório com impressora 3D. Com esse recurso, estamos produzindo protetores faciais para os profissionais de saúde usarem durante o combate ao Coronavírus nas unidades hospitalares. Diante da carência de equipamentos de proteção individual, é de importância fundamental que as pessoas que tenham impressoras 3D contribuam com o processo", disse.

O coordenador Aldi Silva explica o que motivou a produção dos equipamentos para os profissionais de saúde. “Nós percebemos que o uso excessivo das máscaras convencionais prejudica de forma agressiva o rosto dos profissionais de saúde, como foi exibido em matéria na Revista Veja sobre o Coronavírus. Por isso, estaremos produzindo e doando 100 máscaras em parceria com o grupo Combate-covid-HUB-FSA, ao Hospital Geral Cleriston Andrade de Feira de Santana. O grupo de trabalho da Unef estará fazendo parcerias e também mobilizando pessoas que tenham o interesse de produzir máscaras para sermos um ponto de coleta como forma de potencializar a colaboração no apoio à saúde e ao combate ao Covid-19”, explanou o professor.

De acordo com Jeidson Marques, a produção começou nesta segunda-feira (23), e segue de maneira permanente. "Começamos a produzir ontem, e estamos produzindo a todo tempo, permanentemente enquanto for possível, para fornecer a unidades de saúde de Feira de Santana gratuitamente. Estamos nesse processo em parceria com o professor Aldi Rui, e uma equipe de alunos das Engenharias, além de outro grupo de parceiros que está nesse trabalho em todo o estado da Bahia", ressaltou.

Como bem disse o professor, os equipamentos serão distribuídos gratuitamente. Para explicar melhor, 100 protetores faciais serão disponibilizados sem custos a unidades de saúde do município, como o Hospital Dom Pedro de Alcântara e o Incardio, além do Hospital Cleriston Andrade, já citado acima. “Esperamos confiantes em Deus que ações como estas ajudem a minimizar o sofrimento e as possíveis mortes que esta pandemia pode trazer”, finalizou o professor Aldi Silva.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade