Artigo

Por que sofremos?

Piores ainda são outros sofrimentos: medo, traição, calúnia, ingratidão, injustiça e solidão.

23/03/2020 às 10h28, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Um rápido olhar sobre o nosso mundo leva-nos à conclusão de que os homens e as mulheres de hoje percorrem uma grande via Sacra, com muitas estações: doenças, pobreza, desemprego e condicionamentos da velhice. Piores ainda são outros sofrimentos: medo, traição, calúnia, ingratidão, injustiça e solidão.

CONSTATAMOS que, em todas as famílias, encontramos pessoas que sofrem. Mesmo entre os nossos amigos e conhecidos, todos têm alguma história para contar, marcada pela cruz. Basta perguntar a qualquer pessoa se tem algum problema e logo ouviremos uma longa e dolorosa história: doenças, mortes, desemprego, brigas familiares, dependentes de drogas…

POR QUE a humanidade sofre? Na Bíblia, não há grandes explicações sobre o sofrimento. Nem Jesus discorreu sobre o sentido da dor, mas agiu, quando se deparou com alguém atingido por ela: curou cegos e aleijados. Falou a respeito do Bom Samaritano. Restituiu a alegria a uma viúva que chorava a perda do filho…

O SOFRIMENTO tem a grande missão de purificar, libertar, instruir e santificar. Ele coloca a criatura humana no seu justo lugar. Há pessoas que enquanto tem saúde e riqueza são orgulhosas, vaidosas, soberbas e arrogantes. Não se lembram de Deus. Não rezam. Não pensam na vida futura. Vivem unicamente para a vida presente. Mas, quando aparece uma doença ou um sofrimento, a vida toma o seu justo sentido. No silêncio da enfermidade Deus fala ao coração.

DEUS usa muitos meios para fazer com que as pessoas caiam no real de suas vidas. Deus usa até mesmo de contrariedades, sofrimentos e enfermidades para converter as pessoas, porque a sua salvação é o acontecimento mais importante de nossa vida. O povo diz: “Quando a pessoa não quer voltar para Deus pelo amor, vai voltar pela dor”. Providência divina para a salvação!

PORTANTO, o sofrimento é, muitas vezes, a manifestação da bondade e da misericórdia de Deus. Uma pessoa provada pelo sofrimento torna-se mais humilde, mais virtuosa, mais santa. Não foi Deus quem criou a enfermidade, a doença e morte. Tudo isso é conseqüência do pecado e do abuso da liberdade humana. Deus sempre quer a saúde, a alegria, a paz, a bondade, o perdão e a felicidade para todas as pessoas.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade