Feira de Santana

Em protesto, funcionários de empresas de telemarketing exigem medidas preventivas contra o coronavírus

Segundo os funcionários, as empresas não adotaram medidas para protegê-los.

19/03/2020 às 16h11, Por Maylla Nunes

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Daniela Cardoso e Ney Silva

Funcionários de duas empresas de telemarketing, que trabalham para operadoras de telefonia em Feira de Santana, fizeram um protesto nesta quinta-feira (18), exigindo medidas de prevenção contra o coronavírus. Nas empresas Tel telemarketing e Atento trabalham centenas de pessoas. Segundo os funcionários, as empresas não adotaram medidas para protegê-los.

A operadora da Atento, Laís de Aliberto, explica a situação que estão enfrentando. “As crianças não estão podendo ir pra escola, tenho um filho de oito anos, que tem contato diário comigo, pego transporte público, venho em uma van lotada, na empresa tem muito mais que 50 pessoas trabalhando, até o álcool gel que tinha na porta foi retirado, não tem um metro de distância de um funcionário para o outro e hoje começaram a separar, pois sabiam que ia ter fiscalização, não tiraram todas as grávidas, algumas pessoas com doenças crônicas ainda estão trabalhando, por que eles querem laudo médico”, relatou.

Fernanda Sampaio, que também é funcionária da Atento, fala sobre a preocupação dos trabalhadores. “Queremos um pouco de dignidade. Somos coagidos, a empresa só disponibilizou álcool em alguns locais em pouca quantidade, a limpeza é precária, há uma grande aglomeração de pessoas e o que queremos é que a empresa tome alguma atitude. São várias pessoas por turno em distância mínima, compartilhando o headset (fone de ouvido com microfone), que não é higienizado”, afirmou.

Segundo a funcionária, a empresa passou uma normativa informando que a utilização do álcool deveria ser reduzida pelos funcionários e que quem fosse pego desperdiçando seria punido. Ela defende que não existe desperdício e que os funcionários utilizam o produto para higienizar o local e materiais de trabalho.

“O funcionário pega o álcool para limpar um ponto de atendimento para sentar por seis horas e 20 minutos, não podemos considerar isso um desperdício. Os computadores não são limpos, embaixo dos pontos de atendimento estão com lixo de muito tempo”, relatou.

O Acorda Cidade não conseguiu contato com representantes da empresa Tel Telemática.

Vistoria feita pelo Cerest

As empresas de telemarketing Atento e Tel foram visitadas por uma equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que está realizando um trabalho junto as empresas de Feira de Santana. A coordenadora, fisioterapeuta Verena Liberal, explica que a visita é de orientação e que as equipes estão sendo impedidas de entrar em algumas empresas.

“Elaboramos um plano de contingência junto com a secretaria de saúde de Feira de Santana para o enfrentamento do Covid-19 e estamos indo nas empresas entregando informativos técnicos, assim como solicitando um plano para prevenção dentro das empresas no prazo de até oito dias a ser entregue no Cerest para a gente acompanhar o que tem sido feito com as medidas adotadas pela empresa. O Cerest já vem realizando essas orientações desde o final da semana passada, inicialmente as visitas são de orientação, mas a gente teve o impedimento de algumas empresas, por que entenderam que o caráter era de fiscalização”, informou.

Segundo Verena Liberal, o órgão está fazendo o que se recomenda nesse momento, que é a vigilância e recomendando o que pode ser melhorado nas empresas. Ela explicou que caso as recomendações não sejam adotadas, o Cerest envia os protocolos para os órgãos de proteção ao trabalhador, para que possa se tomar as posições cabíveis.

Recomendações passadas para as empresas

Verena Liberal elencou algumas recomendações que são passadas para as empresas visitadas pelo Cerest.

“Promover atividades educativas, oficinas para orientar a higiene das mãos e dispor de produtos de higiene para isso, também o álcool gel a 70; oficinas relacionadas a etiquetas respiratórias, com o conjunto de medidas a ser tomado ao tossir, espirrar, limpezas dos ambientes e desinfecção das superfícies; os horários de almoço devem ser escalonados, para não ter acúmulos de pessoas no mesmo ambiente; evitar compartilhar copos e vasilhas dentro do ambiente; utilizar mais a ventilação natural; higienização do transporte que leva e busca os trabalhadores, bem como os utensílios que eles utilizam dentro desses ambientes de trabalho, como maçanetas e corrimãos, e realizar reuniões ou conferências eletrônicas, além de manter distância segura entre um e outro”.

Comunicado Atento

A empresa Atento enviou uma nota ao Acorda Cidade na manhã desta sexta-feira (20). Confira na íntegra:

A Atento, líder em serviços de gestão de relacionamento com clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO) na América Latina, responsável por mais de 10 mil empregos diretos e aproximadamente 40 mil indiretos na Bahia, buscando garantir um lugar seguro para seus funcionários, prevenir a propagação do COVID-19, além salvaguardar a estabilidade dos nossos serviços, informa que está adotando as medidas de segurança e saúde recomendadas pela OMS – Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde em suas operações.

A empresa atua continuamente para garantir a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, responsáveis pelo acesso da população a serviços essenciais e de grande importância para a sociedade, frente este período de desafio humanitário que estamos vivenciando. Os colaboradores estão recebendo, regularmente, orientações de prevenção, bem como procedimentos no caso de suspeita da enfermidade (protocolo de atuação). Priorizamos a atuação em home office e afastamento remunerado de colaboradores acima de 60 anos e gestantes.

Nas últimas semanas, a companhia dedica especial atenção às medidas de prevenção. Todas rotinas de limpeza e higienização foram intensificadas, principalmente nos pontos de maior contato. Além disso, estamos disponibilizando álcool em gel em áreas comuns e ampliamos a comunicação com instruções de prevenção, bem como implementando medidas para criar um maior espaçamento entre os profissionais. Complementando os cuidados visando a segurança dos colaboradores, foram também suspensas as viagens e recomendado que as reuniões sejam realizadas por meio remoto.

A Atento reforça seu compromisso de longa data com a Bahia, empregando todos os esforços necessários para minimizar os impactos da propagação do COVID-19 na região.
 

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