Viagens

4 destinos pelo mundo para quem ama arte e arquitetura

Passear pela arquitetura é uma das melhores formas de conhecer um lugar

10/03/2020 às 09h25, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Viajar é um prato cheio para pessoas que se interessam por arte e arquitetura. Cada lugar visitado é uma oportunidade de conhecer coisas novas e explorar uma cultura completamente diferente. Notar as características de cada região, entender a história por trás de cada prédio e analisar as mudanças sofridas pela passagem do tempo enriquecem a experiência de maneira única.

Todos os lugares são uma nova oportunidade de aprendizado, mas alguns destinos são especialmente atraentes para quem quer conhecer a fundo aspectos mais artísticos. Confira alguns lugares que não podem ficar de fora da sua lista de cidades para conhecer.

Barcelona, Espanha

Considerada a capital do modernismo, Barcelona é o segundo município mais populoso da Espanha, sendo um centro comercial, turístico e cultural muito importante. O aspecto modernista presente em grande parte da arquitetura da cidade foi influenciado pelo arquiteto Antoni Gaudí, no século XX. Seu estilo único, com referências de diferentes movimentos arquitetônicos, resultou em obras como a Casa Milá (La Pedrera), um prédio cheio de curvas. Seu modelo foi criado de maneira que todos os cômodos da construção recebessem luz natural — uma exigência do homem que encomendou o projeto.

O Templo Expiatório da Sagrada Família é outra construção impressionante. Considerado um símbolo da cidade catalã de Barcelona, é um templo católico com três fachadas e cinco naves.

Brasília, Brasil

Capital do país, a cidade foi construída do zero e hoje é considerada uma referência em relação à arquitetura moderna. Ela tem o formato de um avião, sendo definida por linhas dinâmicas, amplas avenidas, parques e pelo uso de materiais nítidos como vidro e concreto. Uma ode ao futuro desejado por Juscelino Kubitschek, presidente que idealizou a criação da cidade.

Para conhecer todas as obras de arte e arquitetura que cobrem a cidade, como a Catedral Metropolitana de Brasília e o Palácio do Planalto, é possível utilizar o transporte público ou contratar um serviço de aluguel de carros em Brasília.

Paris, França

Com museus e arquitetura icônicos, Paris vai além do romance, sendo uma cidade, acima de tudo, artística. Ali, se encontra um dos museus mais famosos do mundo, o Louvre, onde fica a “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci, em companhia de outros 380 mil objetos e 35 mil obras de arte.

É impossível falar de arquitetura e não pensar na Torre Eiffel, com seus 324 metros de altura. Obras arquitetônicas de estilos distintos, como a Catedral de Notre-Dame, o Castelo de Blois e o Palácio do Louvre, mostram a pluralidade encontrada na cidade.

São Petersburgo, Rússia

Com uma forte herança histórica e cultural, as construções da segunda maior cidade da Rússia guardam o legado quase inalterado de séculos atrás. Os museus, templos e palácios abrigados pela cidade são de um estilo incomum para quem vive no Ocidente, mesclando barroco, extravagante e moderno. A Igreja da Ressurreição do Salvador sobre o Sangue Derramado é uma das construções mais impressionantes da cidade, com cúpulas repletas de desenhos geométricos.

Além de importantes museus, como o Hermitage, é possível encontrar diversos museus cheios de obras incríveis nas áreas suburbanas da cidade — regiões pouco exploradas pelos turistas.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade