Artigo

Quanto vale a vida?

Somente no Brasil, acontecem, por ano, aproximadamente, 50 mil homicídios, 40 mil mortes no trânsito e 15 mil suicídios

09/03/2020 às 15h38, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

A vida vai perdendo o valor. A julgar pelo que se pode ler, ver e escutar nos noticiários não está valendo muito, ao menos para algumas pessoas ou grupos. Somente no Brasil, acontecem, por ano, aproximadamente, 50 mil homicídios, 40 mil mortes no trânsito e 15 mil suicídios.

HÁ OMISSÃO governamental no combate a toda forma de violência, nela incluído, o desemprego, o alto custo de vida, a falta de terra e de casa, o sistema de saúde em crise, a corrupção na política, a infância abandonada, etc. O Estado fica cada vez mais ausente de suas obrigações sociais, dando impressão que os problemas se resolvem com a promulgação de boas leis e depois lava as mãos.

QUANTO vale a vida? Para ladrões, que matam para roubar, a vida vale muito pouco. Importante, será o fruto do roubo, as compras que poderão ser feitas, a não necessidade de trabalhar. Não sabem que, pior do que os roubos, deixam nos parentes dos que morreram, talvez para o resto da vida, o medo, a insegurança, o trauma, o sofrimento e até mesmo a depressão.

QUANTO vale a vida? Para quem dirige um carro de maneira irresponsável, não vale muita coisa. Ainda mais que há uma cultura de impunidade reinando em nossa sociedade. Para o terrorista, uma vida não vale nada. Valem, sim, sua ideologia, seu desejo de vingança permanente contra tudo e contra todos e, as vezes, matam em nome de Deus e de sua crença religiosa.

ESTAMOS perdendo a noção do valor da vida e da pessoa humana? Os homicídios, as mortes no transito e os suicídios parecem fazer parte da rotina do dia-a-dia. Surge a emoção, ensaiam-se algumas palavras de protesto e a violência continua. As pessoas, em nossa era digital, particularmente os jovens, somente protestam nas redes sociais e julgam que é suficiente.

QUANTO vale a vida? Quem pode nos dar a verdadeira resposta a essa pergunta é Deus, que nos criou à sua imagem e semelhança. Ele valoriza tanto cada vida que nos pedirá contas da vida de cada irmão. Nunca esqueçamos as palavras de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10). “Tudo que fizeste a um dos menores destes meus irmãos, a mim o fizestes”. (Mt 25,40).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade