Feira de Santana

Neste sábado (7) tem Ensaios Moviafro na Praça da Kalilândia

O evento é aberto ao público.

05/03/2020 às 12h19, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com o objetivo de manter viva a tradição da cultura de matriz africana na micareta de Feira de Santana, a Associação Cultural Moviafro realiza entre neste mês de março e abril a primeira edição do Projeto Ensaios Moviafro.

As entidades culturais (Blocos Afros, Afoxés e Escolas de Samba) parceiras do Moviafro, se apresentarão na Praça da Kalilandia e terão oportunidade de mostrar ao publico os seus temas, reis e rainhas para a micareta 2020.

-No próximo sábado, dia 07, será realizado a segunda intervenção com os afoxés Filhos de Oxalá, Filhos de Nanã e os blocos afros Zumbi dos Palmares, Império Africano e o Cortejo Moviafro que trará como convidados especiais às bandas Afropop, Lua Negra e os cantores Silvio Pires, Roberto Kuelho e um dos ícones da musica afro brasileira, o cantor e compositor Tonho Matéria, ex-vocalista do Bloco Olodum e atualmente Produtor Cultural e líder do Bloco da Capoeira em Salvador.

A primeira intervenção foi realizada no mês passado com as participações dos blocos afros Tambores Urbanos, Guerreiros Africanos, Feira Axé, Acadêmicos de Feira e Filhos de Malê que trouxe o dançarino Marcos Tanferi.


-A terceira e última intervenção será realizada no dia 11 de abril e já tem presença garantida da cantora feirense e parceira do Moviafro Márcia Porto, além de outros nomes conhecidos na musica afro baiana que estão analisando o convite que lhes foi feito.


Para o idealizador do projeto Val Conceição, o espaço oferecido não poderia ter sido melhor, já que a Praça da Kalilandia fica no centro da cidade, numa área nobre e de fácil acesso e com uma infraestrutura propicia para o evento.

“Nós entendemos que as entidades precisam também realizar os seus ensaios nas suas comunidades, entretanto tornou-se necessário para estas mesmas entidades, mostrarem para toda a sociedade, o trabalho que é desenvolvido nos guetos periféricos, onde essa cultura é viva e ativa, infelizmente nesses bairros o que tem se destacado é a violência, mais a arte, sobretudo a de matriz africana, exala pelos poros de cada um morador e a cada esquina podemos encontrar um artista, musico ou percussionista. Daí a necessidade de tira-los da invisibilidade. Somos muito gratos ao secretario de Cultura Edson Borges que entendeu e está apoiando esse projeto, pois certamente sem esse apoio, não teríamos a mínima condição de realiza-lo, acrescentou o coordenador geral do Moviafro”, declarou

Serviço
Projeto Ensaios Moviafro 2020

Onde: Praça da Kalilandia
Quando: Sábado, 07/03 e 11/04
Horário: A partir das 13h30
Aberto ao público
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade