Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Fique em casa PMFS
  • Fique em casa PMFS
  • SECOM BAHIA CONTRA CORONAVIRUS
10 de Abril de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 24/02/2020 16h21.

Vida: dom e compromisso

Neste ano, somos convidados a olhar para a vida.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

A cada ano, durante a Quaresma, acontece, no Brasil, a Campanha da Fraternidade sempre trazendo temas desafiadores para a sociedade. Nos últimos anos refletimos sobre: Saúde, moradia, trabalho, família, drogas, encarcerados, água, violência, segurança pública, educação, reforma agrária, meio ambiente, entre outros enfoques. Neste ano, somos convidados a olhar para a vida.

O TEMA vida emerge em nossos dias, como um clamor que brota de tantos corações que sofrem de inúmeras formas. Esse clamor se depara com a insuficiência de ações efetivas para a superação de problemas. Por isso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – nos propõe o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso. O lema é tirado do Evangelho de Lucas onde Jesus, referindo-se ao Bom Samaritano, diz: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. (Lc 10,33-34).

CONSTATA-SE que chegamos a um ponto em que esbarramos em uma série de angustiantes indagações: O que aconteceu conosco? O que vem ocorrendo com a humanidade? Por que vemos crescer tantas formas de violência, agressividade e destruição da natureza? Perdemos, de fato, o valor da vida?

A VIDA humana é ameaçada por toda forma de violência, pelo descaso com a saúde, os abusos na alimentação e na bebida, os vícios do fumo, do álcool e das drogas. O descuido para com a Casa Comum, a poluição do ar, das águas e dos alimentos, bem como as injustiças e corrupções geram miséria, fome, violência e mortes.

PRECISAMOS ser profetas da vida e defender a cultura da vida. A luta pela vida abrange a pessoa humana, a vida social e a vida eterna. A dignidade e promoção humana, a família, a opção pelos pobres, o combate à violência, a educação para o trânsito, o cuidado com o meio ambiente e a sexualidade são todos temas ligados à vida.

É POR ISSO que a Campanha da Fraternidade de 2020 assumiu o tema: “Vida: Dom e Compromisso”, tendo como objetivo cuidar da vida humana e da ecologia. A vida é essencialmente samaritana, tal qual o Bom Samaritano que interrompeu sua rotina para cuidar de quem estava caído à beira do caminho (Lc 10,25-37). “Tudo que fizeres ao menor dos meus irmãos, a mim o fazeis”(Mt 25,40).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano
[email protected]

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Artigo

Ele morreu por mim

A sepultura conta a história comovente de um soldado que morreu salvando a vida de um amigo.

Artigo

O Viajante Divino

Um viajante passou por ali, olhou o homem no fundo do poço e exortou-o para que fizesse boas obras, que medit...

Artigo

Por que sofremos?

Piores ainda são outros sofrimentos: medo, traição, calúnia, ingratidão, injustiça e solidão.

Vídeo

Prefeito prorroga fechamento do comércio de Feira até dia 13 Veja mais Vídeos ›

Podcast

Zé Neto diz que está preocupado com ações contra a Covid-19 em Feira; Colbert reponde
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram