Acorda Cidade - Dilton Coutinho

25 de Setembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 19/02/2020 19h33.

Hospital da Mulher registra aumento de 63% no atendimento a adolescentes grávidas

Em 2019 o Hospital da Mulher atendeu 753 adolescentes entre 12 e 18 anos.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Hospital da Mulher registra aumento de 63% no atendimento a adolescentes grávidas
Foto: Divulgação/Secom PMFS

Acorda Cidade

O número de atendimentos a adolescentes no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, aumentou 63% em 2019. Em 2018 o Hospital da Mulher atendeu 461 adolescentes entre 12 e 18 anos. No ano passado, nesta mesma faixa etária, foram registrados 753, sendo que 97 atendimentos foram prestados à adolescentes com as idades entre 13 e 15 anos.

Diante destes números, a conscientização dos riscos da gravidez na adolescência é um dos temas mais trabalhados pelo Serviço de Planejamento Familiar Ambulatorial do Hospital da Mulher. O setor atua com o objetivo de auxiliar a mulher na chegada dos filhos e garantir para adultos, jovens e adolescentes uma vida sexual sem culpa e sem riscos à saúde. Agora o serviço também é ofertado para as mães da Casa da Puérpera e Mãe Canguru.

Com recursos próprios, o Governo Municipal investiu 354.475,00 mil reais na aquisição de dois tipos de contraceptivos de longa duração e que ainda não são ofertados pelo SUS ( Sistema Único de Saúde): o Implante e o DIU Mirena. O Serviço de Planejamento Familiar foi implantado em 2019, pelo prefeito Colbert Martins Filho, e vem garantindo acesso gratuito desses contraceptivos para pacientes de Feira de Santana que tenham parido no Hospital da Mulher.

Cerca de 30 mulheres são assistidas pelo serviço todas às sextas-feiras, dia em que é feito o atendimento. O acompanhamento às pacientes é feito pela equipe médica do Serviço de Planejamento Familiar, coordenada por dr. Francisco Paulo Cerqueira Mota, coordenador da Residência Médica do HIPS e Preceptor do Planejamento Familiar.

O prefeito Colbert Martins, médico por formação, disse que o Serviço de Planejamento Familiar é de suma importância na redução dos índices da prematuridade. “A gravidez na adolescência pode transformar um momento vital em crise e também oferecer riscos às adolescentes, aos recém-nascidos, às famílias e também para a sociedade. Orientar é preciso e isso vem sendo feito pela equipe do Hospital da Mulher”, destaca Colbert.

De acordo a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, o Governo vem cumprindo seu papel em relação a orientação e assistência necessária. "Com recursos próprios do município, os contraceptivos vêm sendo ofertados para as pacientes, ao tempo que mostramos para elas os riscos da gravidez na adolescência para as mães e para os bebês,e por conseguinte, os riscos da Prematuridade. Além de conscientizar essas mães da importância e segurança do parto normal que é o parto indicado, no HIPS que é referência em parto humanizado".

Anualmente cerca de 18% dos brasileiros nascidos são filhos de mães adolescentes. Em números absolutos isso representa 400 mil casos por ano. No mundo, por ano, são aproximadamente 16 milhões de adolescentes de 15 a 19 anos; e 2 milhões de adolescentes menores de 15 anos. O risco de morte materna se duplica entre mães com menos de 15 anos. Segundo o relatório apresentado em 2018 pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 10 e 19 anos, é uma época de várias descobertas. O pico nos níveis hormonais, por exemplo, pode levar ao início da vida sexual, que pode acontecer de forma desprotegida. Com isso, observa-se o aumento de doenças sexualmente transmissíveis, além da gravidez indesejada nessa faixa etária. 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

CRAS Itinerante chega ao Parque Lagoa Subaé nesta terça (28)
Feira de Santana

CRAS Itinerante chega ao Parque Lagoa Subaé nesta terça (28)

Na última ação, no conjunto Feira VII, foram realizados 351 atendimentos em três dias

Decreto autoriza Guarda Municipal a fiscalizar o trânsito em Feira de Santana
Feira de Santana

Decreto autoriza Guarda Municipal a fiscalizar o trânsito em Feira de Santana

Medida é resultado de um acordo de cooperação Técnica firmado com a Superintendência Municipal de Trânsi...

Obra de duplicação do viaduto da Fraga Maia chega a 90 por cento
Feira de Santana

Obra de duplicação do viaduto da Fraga Maia chega a 90 por cento

Pistas deverão ser liberadas ao tráfego até 15 de outubro

Vídeo

Moradores da Rua Tupinambá reclamam de buraqueira e falta de drenagem Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 24.09:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram