Artigo

Você tem ciúme?

Dizem: 'A gente se ama, por isso, quer saber direitinho o que o outro andou fazendo...'

17/02/2020 às 08h51, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Existem casais de namorados que vêem charme no ciúme. Cobram onde cada um esteve, com quem falou, porque se vestiu assim, porque não apareceu ontem. E assim por diante, num controle total da vida alheia. Dizem: “A gente se ama, por isso, quer saber direitinho o que o outro andou fazendo…” 

O HOMEM ciumento afirma que ama sua esposa. Na verdade pensa as piores coisas dela! A mulher ciumenta faz cobranças por amor, mas realmente o retrato que pinta do seu próprio marido é o pior possível. O ciúme faz a mulher controlar os passos do marido, o que significa absolutamente não confiar na sua honestidade. Quando se passa a vigiar os passos de alguém, quebrou-se o clima de confiança recíproco, espatifou-se o amor.

A GRANDE causa do ciúme é a insegurança pessoal. O ciumento não confia em si mesmo, por isso, tem que sentir que é o dono da pessoa amada. Tem medo de perdê-la. O jovem ciumento é tão inseguro que tem medo que qualquer outro jovem tenha mais encantos e acabará por roubar sua amada. O ciumento se acha feio e incompetente. É inseguro a respeito de si mesmo.

NO INÍCIO do namoro, os ciumezinhos podem parecer charmosos. Após certo tempo, transformam a vida num inferno. Os carinhos são substituídos por tapas. Os beijinhos, por beliscões. Quanta louça já foi espatifada pelas ridículas brigas de ciúme. O ciúme não pode ser confundido com o amor. O ciumento não sabe desculpar, não suporta os limites humanos da pessoa amada. O ciumento é incapaz de um amor sadio, equilibrado e duradouro.

EM SUA FASE mais doentia, o amor ciumento não passa de ódio camuflado. Há quem mate por “amor”. Na verdade, matar, é sempre um gesto extremo de ódio. O ciumento odeia a pessoa amada, porque não tem a certeza de possuí-la. Quando queremos possuir alguém, deixamos de amá-la, pois não admitimos mais a sua independência.

SÃO PAULO, na carta aos Coríntios, nos apresenta predicados inseparáveis do amor verdadeiro e duradouro. Quem ama, crê na pessoa amada. Quem ama, desculpa todos os erros e imprevistos. Quem ama, jamais deixará de esperar que o outro seja melhor. Quem ama, tudo suporta, pois sabe que somente Deus é perfeito. “O amor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1Cor 13,7).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade