Acorda Cidade - Dilton Coutinho

18 de Setembro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 14/02/2020 16h55.

Aumenta número de diagnósticos de sífilis em Feira; camisinha é principal forma de prevenção

Segundo a Coordenadora do programa IST-HIV-AIDS, Vanessa Sampaio, a cada campanha que é realizada no município, é identificado o aumento do número de casos de sífilis.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Aumenta número de diagnósticos de sífilis em Feira; camisinha é principal forma de prevenção
Foto: Gabriel Gonçalves / Acorda Cidade

Gabriel Gonçalves 

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia divulgou recentemente que nos últimos cinco anos, 396 meninas menores de 14 anos foram diagnosticadas com sífilis na Bahia. Em Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis IST/HIV/Aids, registrou em 2019, no período de janeiro a junho, mais de 300 casos de sífilis adquirida em pessoas de todas as idades.

Segundo a Coordenadora do programa IST-HIV-AIDS, Vanessa Sampaio, a cada campanha que é realizada no município, é identificado o aumento do número de casos de sífilis. “A medida que se vem encontrando mais casos reagentes, é sinônimo de que as unidades de saúde estão notificando de forma correta. A cada campanha que a gente faz, percebemos o aumento do número de casos de sífilis, porque de certa forma ela é deixada de lado e as pessoas não tem tanto receio de contrair, pois é curável, mas existem alguns estágios da sífilis que se torna perigoso e principalmente a sífilis congênita, porque quando o feto não evolui a um óbito, ele pode ter sequelas que podem comprometer a vida inteira”, informou a Coordenadora ao Acorda Cidade.

HIV / Sífilis

Ainda segundo Vanessa Sampaio, os vírus do HIV e da Sífilis são diferentes e precisam ter um acompanhamento de perto no tratamento. Ela explicou quais cuidados o paciente deve ter após o diagnóstico. “O HIV é um vírus que não tem cura, o paciente fica aqui fazendo o tratamento, mas é uma doença que hoje em dia tem muita medicação retroviral fazendo com que esse paciente tenha uma qualidade de vida. Já a Sífilis é uma doença curável com um tratamento simples, hoje a Atenção Básica aqui no município já conta com profissionais treinados e habilitados para realização de testes rápidos e diagnósticos, seja para o HIV ou para a Sífilis. Após o diagnóstico é fundamental que se tenha relações sexuais com preservativo para não transmitir para outra pessoa e aqui no tratamento, vamos acompanhando a sorologia e a quantidade de vírus que ainda tem, só a partir desse momento, que o paciente tem alta”.

Prevenção

A utilização da camisinha nas relações sexuais é considerada a principal forma de prevenção contra as IST’s, como também a gravidez indesejada. Já no caso de gestantes, a mãe precisa realizar o pré-natal, testes e exames preconizados. Caso resulte em Sífilis reagente, é necessário que tanto a mãe quanto o pai realizem o tratamento. 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Escola Estadual promove projeto em homenagem a Feira de Santana
Aniversário da Cidade

Escola Estadual promove projeto em homenagem a Feira de Santana

Os estudantes estão tendo a oportunidade de aprenderem mais sobre Feira de Santana nos aspectos culturais, so...

Apaixonado por Feira, jornalista Zé Coió relembra vida noturna da cidade em décadas passadas
Aniversário da cidade

Apaixonado por Feira, jornalista Zé Coió relembra vida noturna da cidade em décadas passadas

Ele conta que foi dono de 32 empreendimentos entre bares, restaurantes, boate, casas de shows e até boliche.

Da Estrada Real às lagoas: Secretaria do Meio Ambiente resgata o surgimento de Feira
Feira de Santana

Da Estrada Real às lagoas: Secretaria do Meio Ambiente resgata o surgimento de Feira

Resgatando as memórias do passado, o chefe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de...

Vídeo

Força-tarefa remove cerca de 30 barracas nesta quinta-feira (17) em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram