Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
  • Novo Glériston
27 de Fevereiro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Educação

Todas as notícias
Publicado em 11/02/2020 19h48.

Escolas estaduais poderão abrigar cursos de graduação da Ufba

A parceria com a Ufba foi discutida nesta terça-feira (11), pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues e pelo pró-reitor de Ensino e de Graduação da UfbaA, Penildon Silva Filho.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
 Escolas estaduais poderão abrigar cursos de graduação da Ufba
Foto: Claudionor Jr

Acorda Cidade

Escolas da rede estadual de ensino poderão abrigar cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). A rede estadual de ensino já conta com experiências exitosas neste contexto por meio dos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades da Secretaria da Educação do Estado (SEC), que funcionam em escolas localizadas em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú e Eunápolis, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

A parceria com a Ufba foi discutida nesta terça-feira (11), pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues e pelo pró-reitor de Ensino e de Graduação da UfbaA, Penildon Silva Filho.

Nos Complexos Integrados de Educação são ofertadas diferentes modalidades da Educação Básica e do Ensino Superior. A perspectiva é a de que, com a Ufba, sejam implantados cursos nas áreas da Saúde, do Teatro e da Tecnologia. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou das expectativas do projeto com a Ufba.

“Para nós, esta articulação e a aproximação com as universidades públicas é fundamental para fortalecer a Educação Básica e promover esta ponte, esta integração com o Ensino Superior, mediante a oferta de cursos; dos trabalhos de extensão; dos grupos de pesquisa; e da inclusão destas comunidades, além da relação com a Educação Básica”, destacou.

O pró-reitor Penildon Silva Filho falou sobre os próximos passos. “A nossa proposta é compartilhar espaços em escolas para, juntos, termos atividades de ensino, de pesquisa e de extensão que possam, inclusive, favorecer a formação profissional dos alunos no Ensino Médio. Estamos discutindo a possibilidade implantarmos nas escolas, por exemplo, um curso de Biotecnologia da Ufba; uma clínica-escola de Fisioterapia; uma clínica-escola de Fonoaudiologia; um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB); e um campus universitário de Ciência, Tecnologia e Cultura, com a presença forte da Escola de Teatro”, destacou.

Sobre os complexos - Os Complexos Integrados de Educação têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionados à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de Ensino Integral.

O encontro com a Ufba também contou com a presença do subsecretário da Educação, Danilo Souza; da superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito; do superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal; do coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes; do diretor do Instituto de Ciências da Saúde da Uffba, Roberto Paulo Correio, e da coordenadora da Universidade Aberta do Brasil na Ufba, Márcia Rangel, além dos professores da Ufba, Licko Turle e José Walter Andrade.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Plataforma online concentra dados sobre cientistas brasileiras; o intuito é promover os estudos
Educação

Plataforma online concentra dados sobre cientistas brasileiras; o intuito é promover os estudos

É possível encontrar artigos relevantes das cientistas

Educação

Pré-selecionados no Fies devem complementar informações até 2 de março

Com o documento em mãos, o próximo passo é ir, em até dez dias — contados a partir da data de emissão do...

Escola Thaiane Pinheiro comemora 30 anos de compromisso com a educação, trabalho e perseverança
Educação

Escola Thaiane Pinheiro comemora 30 anos de compromisso com a educação, trabalho e perseverança

A escola foi fundada em fevereiro de 1990, em Feira de Santana

Vídeo

Funcionários terceirizados do Fórum Filinto Bastos paralisam as atividades Veja mais Vídeos ›

Podcast

Corpo encontrado em Feira de Santana com sinais de tortura é de Policial Militar
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram