Artigo

Nem tudo compreendemos

E, mais ainda, o sentido de certas passagens da vida que nos fazem sofrer e afetam a nossa família e a comunidade.

10/02/2020 às 09h05, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Gostaríamos de compreender tudo o que nos acontece. Queremos saber: Por que tantas angústias e medos? Por que tantas mortes de crianças, acidentes…? E, mais ainda, o sentido de certas passagens da vida que nos fazem sofrer e afetam a nossa família e a comunidade.

A MÃE sofrida que leva o filho ao túmulo se pergunta: “Por que ele se foi?”. A esposa, traída, recorda com saudades o namoro carinhoso, feliz e fiel: “Por que tudo se transformou nesse inferno.? Os pais que percebem o filho se desencaminhar na vida: “Onde foi que erramos?. Com todo o sacrifício, o estudante consegue seu diploma. Um acidente o deixa inválido para a profissão desejada: “Qual o sentido disso.”?

CADA UM de nós, durante a vida, se defronta com acontecimentos inexplicáveis. Isso sem falarmos nos acontecimentos externos a nós, como: guerras, fome, desemprego, injustiças… As tragédias também causam muitos sofrimentos. Como explicar tantas doenças e tantos massacres que acontecem no mundo?

NUNCA poderemos compreender a razão de tudo o que nos acontece e que afeta o mundo. Certos fatos só podem ser avaliados após muito tempo, mas, poucas vezes temos uma resposta. Uma coisa é certa: nada acontece por acaso. Tudo tem um sentido para a construção de nossa vida. Os grandes sofrimentos podem ser o caminho para grandes alegrias. Aquilo que nos parecia desespero sem fim, acabará abrindo para nós horizontes de grandes esperanças.

PARECE que nada de bom acontece, sem ser precedido pela cruz e pela provação. As grandes personalidades tiveram que caminhar pela estrada da incompreensão, da dor, antes de sua obra ser reconhecida. Não nos esqueçamos também, que no sofrimento se esconde um grande mistério: ele nos purifica e serve para que ajudemos na purificação dos outros. Nossos sofrimentos se unem ao de Cristo para a salvação do mundo.

A SABEDORIA nos manda guardar tudo no coração, local onde reside a esperança. Guardar silenciosamente, sem lamentar-se da vida. Num dia, os acontecimentos, falarão com clareza sobre seu significado, como falaram a Maria, mãe de Jesus. Somente o dia da Páscoa da ressurreição ofereceu-lhe toda luz necessária para compreender os caminhos incompreensíveis de Deus. Pela cruz chegou à Luz. “E Maria guardava todas essas coisas em seu coração” (Lc 2,51).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade