Polícia

Caminhão com carga irregular de 17 mil caranguejos é apreendido no sul da BA; animais foram soltos

O caranguejo-uçá está em período de defeso, quando não podem ser pescados por estar em época de reprodução.

16/01/2020 às 15h34, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Um caminhão que transportava uma carga irregular de 17 mil caranguejos-uçá, foi apreendido no distrito de Betânia, em Santa Luzia, sul da Bahia, durante ação conjunta da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), vinculada à Polícia Militar, e Instituto Chico Mendes de Canavieiras, no sul da Bahia.

Após ser interceptado, o motorista do caminhão disse que os caranguejos iam ser levados de Canavieiras para Vitória, no Espírito Santo. Ainda segundo o homem, no caminhão havia 142 sacos com 120 caranguejos-uçá.

A soltura dos caranguejos, em várias regiões de mangues de Canavieiras ocorreu na manhã desta quinta-feira (16). Cinco embarcações de pescadores parceiros do instituto participaram da ação.

De acordo com o Instituto, o caranguejos-uçá está em período de defeso, quando eles não podem ser pescados por estarem época de reprodução. O defeso do caranguejos-uçá ocorre de 11 A 16 de janeiro, de 10 a 15 de fevereiro e de 10 a 15 de março.

O motorista do veículo que transportava a caraga vai responder administrativamente no Instituto Chico Mendes pelo transporte de pescado em época de defeso. Já na esfera criminal, ele vai ser ouvido na delegacia de Canavieiras ainda nesta quinta-feira e responder por crime ambiental.

 

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade