Acorda Cidade - Dilton Coutinho

22 de Janeiro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Bahia

Todas as notícias
Publicado em 16/01/2020 12h40.

Lavagem do Bonfim encanta turistas que visitam Salvador

A festa, uma das mais belas do ciclo de eventos da alta estação na Bahia, é uma tradição que se mantém desde o século XVIII.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
 Lavagem do Bonfim encanta turistas que visitam Salvador
Foto: Eloi Corrêa/Gov-BA

Acorda Cidade

O sagrado e o profano mais uma vez se misturaram no tradicional cortejo da Lavagem do Bonfim, que conduziu uma multidão de pessoas, entre fiéis, festeiros, baianos e turistas, da Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, à Colina Sagrada, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (16).

A festa, uma das mais belas do ciclo de eventos da alta estação na Bahia, é uma tradição que se mantém desde o século XVIII. No cortejo se misturam manifestações artísticas, culturais e religiosas, com pessoas de várias crenças irmanadas pela fé. Outras são movidas pelo espírito de descontração, avançando por cada trecho do percurso entre cantorias e muita confraternização.

Para os turistas atraídos por esta singular manifestação da cultura popular baiana, o cortejo é um momento único. "Salvador tem uma energia maravilhosa e a energia que tem esta festa não dá para explicar", disse Lila Andere, de Curitiba, que veio à Bahia pela primeira vez e pretende seguir até a Igreja do Bonfim.

No mesmo grupo de amigos, o paulista Emerson Matos destaca o jeito de viver do baiano como importante atrativo: "É muito bacana ver uma das manifestações tão bonitas de Salvador, estas expressões genuínas daqui. O ritual e a vida normal nesta cidade são a mesma coisa e isto eu acho lindo".

Lis Barreto, de Porto Alegre, que acabou de chegar a Salvador com o marido Vinícius Giordani, para passar a lua de mel, também elogiou a Lavagem do Bonfim. "Este evento é único em todo o Brasil e na Bahia é onde se vê esta mistura bonita de religiões".

O pensamento dos visitantes é compartilhado com o do secretário estadual de Turismo, Fausto Franco, que considera a Lavagem do Bonfim uma celebração de grande destaque no calendário de festas populares da Bahia.

“Tem a fé de baianos e turistas que andam esses oito quilômetros de forma tão emotiva. Todo mundo que vem retorna, prova de que a festa também é única. E essa mistura do sagrado e do profano, do catolicismo com o candomblé é uma mistura que só a Bahia sabe fazer. É uma festa de fato especial, não é à toa que está fazendo 275 anos e ela está se tornando cada dia mais forte, mais importante pra nós todos, baianos e turistas”, explicou durante o percurso.

Tradição 

O ponto alto é a lavagem das escadarias e do adro da Igreja do Bonfim pelas baianas tipicamente vestidas, que conduzem jarros com água de cheiro durante o cortejo. O ritual é repetido desde os tempos da escravidão, como um preparativo para a festa do Senhor do Bonfim, comemorada no domingo (19).

O sincretismo religioso é a principal marca da Lavagem, que une adeptos da fé católica e do candomblé. O Senhor do Bonfim tem como correspondente na tradição religiosa afro-baiana o orixá Oxalá, daí o predomínio de roupas brancas usadas pelas pessoas que acompanham o cortejo e a lavagem.

Fotos: Ascom/Setur

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Familiares procuram por homem que desapareceu em Porto Seguro, na Bahia, após sair para comprar acarajé
Bahia

Familiares procuram por homem que desapareceu em Porto Seguro, na Bahia, após sair para comprar acarajé

Segundo família, Alexsandro Teixeira Miranda tem 45 anos e sumiu na tarde de sábado (18). Caso foi registrad...

Bahia

No mês de janeiro, bolsa família irá beneficiar mais de 1 milhão de famílias na Bahia

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, explica que a pasta trabalha para garantir o benefício de quem realment...

Portaria do Detran-BA regulamenta estampadores de placas com mecanismos de controle
Bahia

Portaria do Detran-BA regulamenta estampadores de placas com mecanismos de controle

A portaria foi publicada na edição de sábado (18) do Diário Oficial do Estado e já está em vigor.

Vídeo

Enfermeira sequestrada em shopping de Feira de Santana é encontrada em Salvador Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta terça-feira 21.01:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram