Saúde

Irmãs pedem ajuda para conseguir regulação para a mãe que tem doença grave no fígado

A paciente tem cirrose hepática e precisa de um tratamento específico.

13/01/2020 às 16h04, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

As irmãs Jéssica Cardoso e Evelyn Silva foram até os estúdios do Programa Acorda Cidade, na rádio Sociedade News FM, 102.1, em Feira de Santana, na manhã desta segunda-feira (13) e fizeram um apelo para conseguir a ajuda para o tratamento de saúde da  mãe, a paciente Sônia Regina Cardoso da Silva, de 58 anos.

As irmãs informaram que há três meses estão em uma verdadeira peregrinação com a genitora e com idas e vindas da paciente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Segundo elas, Sônia tem cirrose hepática e já perdeu uma parte do fígado. Ela passa mal, é levada até a UPA, recebe os atendimentos, porém, a unidade não tem suporte para dar continuidade a um tratamento efetivo para a paciente. Ela precisa de uma regulação para o HGCA para que então passe por um tratamento específico.

No entanto, como a UPA não tem suporte para realizar esse tratamento, com dois ou três dias de internamento, após tomar analgésicos, Sônia é liberada para a casa. Em casa, não é possível realizar a regulação e de acordo com as filhas, quando nota-se qualquer piora, ela retorna para a UPA.

Jésssica relatou que inclusive já esteve pessoalmente com o diretor do HGCA, José Carlos Pitangueira, ele informou que está em busca da vaga, mas até o momento ela não está disponível.

As jovens temem que o quadro de saúde de agrave ainda mais e Jéssica disse que atualmente a paciente está apresentando sangramentos.

“Temos uns três meses tentando e queremos um internamento para mais específico para ela. Já tentamos em Salvador, mas informaram que tem que ter o cartão do SUS de lá. Enquanto isso ela piora e está em casa sofrendo”, lamentou.

O Acorda Cidade tentou em entrar em contato diretoria do HGCA, mas até o momento não conseguiu.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade